ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O padre Ambrósio e as estâncias

Isso é história!

23 de junho de 1794 – O Pe. Ambrósio José de Freitas recebe permissão do bispo do Rio de Janeiro, D. José Joaquim Castelo Branco, para celebrar missa no oratório da sua estância, ‘situada às margens dos Arroios de Santa Maria (atual Cadena) e dos Ferreiros (hoje da Ferreira)’. A estância ficava à margem do Cadena e não do Ferreira. Induz essa permissão a pensar que o Pe. Ambrósio residiu na estância por algum tempo.

1796 (após o registro de várias terras entregues)…Por essas sesmarias…pode-se verificar como estava povoado o território do município na última década do século XVIII, com grandes estâncias, que em seguida se fragmentaram. Para ter-se uma ideia de como estava dividido o município em grandes propriedades, basta que se diga que os dois irmãos Francisco Antônio e Bernardino receberam duas sesmarias em continuação, cada uma com três léguas de comprimento, sendo proprietários de uma faixa de terra com uma légua de largura, que ia da Serra ao Vacacaí-Grande.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo