Artigos

Papai Noel tecnológico – por Luciana Manica

Pesquisa aponta, mais de 70% dos brasileiros querem eletrônico de presente de Natal. Marta Medeiros escreve em sua coluna um “vivas” à falta de luz e roga por minutos sem Internet, ressaltando a importância do tête-à-tête, do vis à vis. Dito isso, analisa aí … qual foi o última conversa olho no olho com seu melhor amigo? E aquele abraço “quebra-costela”?

Sabemos que o tempo urge. O encontro da confraria é abdicar do pilates, é encarar o trânsito terrível, é se encontrar no barzinho e não poder tomar aquela gelada! Mas se serve de consolo, esse encontro vale à pena. Como diz Marta Medeiros, hoje teclamos mais pelo face que falamos pessoalmente. Chá da tarde não existe mais, hora do cafezinho virou luxo! Carta escrita à mão e enviada pelo correio, só para os anormais.

Com orgulho, devo ser do além. Pessoas receberam cartas enquanto morei no exterior quando já havia Internet! Até a sogra de um dos meus irmãos foi presenteada por mim com um cartão. Devem estar pensando o quão solitária estive. Mas não, era o espírito natalino que me “assombrava”. A solidariedade, a compaixão, o querer bem, o colocar-se no lugar do outro passa a “contaminar”, de modo que nem nós nos reconhecemos.

Hoje mesmo numa disputa por uma vaga em uma seleção “dei cola”, auxiliando meus próprios adversários, perdoei o vidraceiro que está atrasado há mais de cinco meses na prestação do serviço e fui gentil no trânsito. Por sorte, também fui agraciada por boas condutas, o mecânico não me cobrou o serviço, e ainda me deu carona, buscando-me em casa e levando-me até o meu carro. Viva o espírito natalino!

É tão difícil pensarmos hoje em dia em condutas benevolentes que o espírito natalino “assombra” e “contamina”, ao invés de estar arraigado naturalmente, semeando o amor, a compreensão, a caridade e o respeito ao próximo. Ainda bem que essa magia existe, pena que dura pouco.

Até você que não acredita em espírito natalino vai se contagiar com ele. Eu vou encarar 600 km num findi e cancelar festejos de fim-de-ano de trabalho, alegando estar no Taiti, “só que não”. Tudo para comparecer, ouvir, contar, rir e chorar e, preferencialmente, chorar de tanto rir, porque a CONFRARIA DO ESMALTE VERMELHO me espera!

E você? Abra mão da ginástica, encare a estrada, queime as calorias em 2014 com a velha promessa da perda dos 10 kg no ano seguinte, deixe-se abraçar, desabafe com os amigos, conte e reconte sua conquista, como se fosse seu primeiro amor e, para os que realmente não puderem estar presente, mande uma mensagem via what´s app, encha de hashtags as fotos no Instagram, compartilhe no Face, grite pelo Skype, transmita a essa pessoa que ela faz falta. Mas, GRAÇAS À TECNOLOGIA, está mais presente do que nunca!

Então, desejo a todos vocês um Natal repleto de alegrias, ideias e invenções. Caso o bom velhinho não nos presenteie com uma máquina que nos teletransporte para podermos abraçar as pessoas que queremos, que ao menos faça funcionar a Internet, os celulares e Ipads para assim podemos estar em diversos lugares e com todos ao mesmo tempo, CONECTADOS, COMPARTILHANDO O ESPÍRITO NATALINO! Um “vivas” ao mundo digital!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo