CulturaDestaque

MEMÓRIA. Cultura gaúcha chora morte de um de seus grandes nomes: o músico Luiz Carlos Borges

Cantor nativista tinha 70 anos, dos quais seis décadas dedicadas a sua arte

Cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges, que morreu na noite esta quarta-feira (Foto Andressa Camargo/Divulgação)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com informações da Rádio Guaíba

Morreu em Porto Alegre, aos 70 anos, nesta quinta-feira, o músico instrumentista, compositor e intérprete Luiz Carlos Borges, um dos nomes mais conhecidos e respeitados do tradicionalismo gaúcho. Internado no Complexo da Santa Casa desde o fim de março, ele não resistiu a uma cirurgia para conter um aneurisma de aorta. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Natural de Santo Ângelo, Borges participou e venceu festivais de música regional, como o Musicanto Sul-Americano, onde também atuou como jurado, idealizador e organizador, em Santa Rosa.

Com quase 60 anos dedicados à música e 35 discos lançados, animou bailes, durante duas décadas, ao lado do grupo familiar “Irmãos Borges”, e estreou carreira solo a partir da composição “Tropa de Osso”, premiada na 9º edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979.

A partir daí, começou a tocar por diversas regiões brasileiras e países da América do Sul, Europa, Ásia e América do Norte, levando na bagagem mais de uma centena de prêmios conquistados em festivais como compositor, intérprete, instrumentista e arranjador.

No dia em que chegou ao último aniversário, em 25 de março, Borges postou em redes sociais: “Alegria! 70 anos de vida, 60 anos deles grudados na cordeona. A festa começou ontem e segue hoje (por aqui estou) no Rancho Tabacaray com El Topador esperando os amigos! Gracias Los Corrales pela parceria na pilcha!”.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo