ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E éramos 800 santa-marienses

Isso é história!

1810 (data indeterminada) – A povoação da Capela do Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte conta com uma população de 800 habitantes.

Quais foram os primeiros moradores? Pergunta difícil de ser respondida, porque seus nomes se perderam no anonimato do passado. Alguns, todavia, se conservaram nos assentamentos de batismos, casamentos e óbitos, existentes no arquivo do Bispado de Santa Maria, dos quais extraí a relação a seguir, indicando entre parênteses o lugar de nascimento e esclarecendo que se trata de moradores da povoação e arredores: “Agapito da Silva e Souza (Curitiba, PR), Agostinha Gomes, Aleixo da Silva Barros, Ambrósia Maria da Conceição Farias (Lapa, pR), André Arabaí (Arabahy, índio missioneiro)…”       

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

OBSERVAÇÃO: O espaço é exíguo e se torna impossível citar todos os 287 nomes encontrados (em ordem alfabética). A lembrança de alguns é apenas curiosidade, mas os interessados têm a relação completa nas páginas 90 a 94, do livro.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo