Eleições 2012PartidosPolítica

ENROSCO PETISTA. Evitar prévias a todo custo é estratégia nacional. E não só em SM

É verdade que a realidade local empolga mais aos observadores. Afinal, o que se discute, em primeiro lugar, é a comuna. Mas engana-se quem imagina ser Santa Maria o único enrosco do PT, na escolha de candidatos ao pleito de 2012. Em Porto Alegre, dois nomes se apresentaram, os deputados estaduais Raul Pont e Adão Villaverde. Ambos pretendem ser o candidato petista à Prefeitura. Aqui, já se sabe, os três principais líderes estão fora, e uma disputa ampliada no Diretório municipal já se projeta.

Mas o parâmetro, meeeesmo, é São Paulo. Lá, por interferência direta de Lula, e com a concordância de Lula, o ministro da Educação Fernando Haddad acabará ungido para disputar o posto de Gilberto Kassab (PSD). E pronto. É? Pode ser. É provável que seja. Isto é, sem prévias, mas nenhuma garantia de paz.

A propósito dessa disposição já bancada nacionalmente pelo PT, acompanhe material publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo. A seguir:

PT lança ‘estratégia Haddad’ pelo País

… A exemplo do que ocorreu em São Paulo, onde o PT enterrou as prévias para escolher o candidato para a Prefeitura paulistana em 2012, o partido trabalha para evitar eleições internas em outras capitais do País.

Em Porto Alegre, embora o PT tenha dois pré-candidatos à prefeitura, os deputados estaduais Adão Villaverde e Raul Pont, a sigla já decidiu que a escolha será por consenso ou por votação de 350 delegados municipais.

O partido tem evitado prévias no Rio Grande do Sul desde as disputas de 1998 e 2002, quando Olívio Dutra e Tarso Genro brigaram pela indicação para concorrer ao governo estadual, com uma vitória para cada um.

“Só serei candidato se for por consenso e para ir até o fim”, afirma Pont. Aliados do ex-prefeito temem que Villaverde possa virar candidato a vice de Manuela D’Ávila (PC do B). “Nossa candidatura é para a cabeça de chapa”, ressalta Villaverde…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo