ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A neta do “Seu Adelmo” e o que poderá significar diante do eleitorado de Santa Maria

Curiosidade: qual o desempenho, agora, na sua terra, de Luciana Genro, a neta do “Seu Adelmo”
Curiosidade: qual o desempenho, agora, na sua terra, de Luciana Genro, a neta do “Seu Adelmo”

Luciana Genro, advogada e militante daquelas que cerra os dentes e sorri com a mesma desenvoltura, sempre foi muito bem votada em Santa Maria. Há vários fatores que podem ser utilizados como explicação. Um é ter nascido aqui, embora sua vida seja toda fora da cidade.

O colunista lembra, no entanto, de eleições de antanho, nas quais o avô dela, Adelmo Simas Genro, uma das mais fantásticas figuras humanas da boca do monte, a trazia pela mão à redação do jornal. “Esta é minha neta, Luciana, você pode conversar um pouco com ela?” Como negar?

Enfim, as relações pessoais a ajudaram, nos primórdios. Mas é possível afirmar que seu carisma pessoal e até suas posições políticas, e sua identificação com alguns setores esquerdistas carentes de ídolos por aqui, ajudaram bastante. Afinal, não deve ter sido de graça que fez 3.361 votos pelo PSOL em 2010 em Santa Maria. E certamente também não foi obra do Espírito Santo a consagradora votação de quatro anos antes: em 2006, foram 7.186 votos.

Ninguém, faltando quase quatro meses para o pleito, tem condições objetivas de saber do desempenho da neta do “Seu Adelmo” agora, como candidata a Presidente da República, pelo minúsculo PSOL. Mas já é possível firmar pelo menos duas convicções.

Uma, mais óbvia, é que a presença de Luciana na campanha pode significar uma “saída” interessante para um número pequeno, claramente minoritário, mas não desimportante, de simpatizantes potenciais da esquerda-esquerda. Eles estavam desconfortáveis com os nomes postos. Agora, têm um para descarregar sua opinião na urna eletrônica.

A segunda beneficia diretamente o candidato do PSOL à Câmara dos Deputados. Tiago Aires vai colar seu nome ao de Luciana. E pode, quem sabe, melhorar a votação que fez para prefeito e, talvez, se colocar como protagonista de um eleitorado minúsculo, mas nem tanto, para 2016.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. me arrisco ,pela excelente votação de heloisa helena em eleição de 2006,Luciana Genro terá um desempenho bem superior…alías marina silva e aquele discurso pálido quase foi para o segundo turno…coloquem luciana genro num debate com dilma e bem…e aguardar para ver.Parabéns Santa Maria teremos a futura presidente do BRASIL.

  2. Nada contra e muito menos a favor. O editor dá muitos tiros na lua.
    Plínio de Arruda Sampaio teve pouco mais de 886 mil votos na última eleição para presidente. Vai tentar transferir para a referida candidata.
    Com pouco tempo de tv, o máximo que se consegue é um pouco de projeção nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo