InternetJornalismo

INTERNET. Leonardo Foletto, fim do ‘Impedimento’ e quão difícil é manter ideias de jornalismo independente

chamada leonardo“…Muito do tipo de jornalismo feito no Impedimento só acontecia devido à natureza não industrial do site, que apesar da boa audiência, não sustentava exclusivamente nenhum dos jornalistas que o editavam. Sem os compromissos de audiência com anunciantes que o jornalismo dito tradicional tem fica mais fácil fazer diferente, é a conclusão óbvia de se tirar, o que me remete à questão que eu queria abordar no início desse texto, quando fui atropelado pela notícia do fim do Impedimento: a pluralidade de canais de informação que temos hoje. Notoriamente, é um ganho incalculável ter diversas opções para se informar, ainda mais se comparado com menos de 20 anos atrás, quando o que dava no Jornal Nacional era “verdade” inquestionável. Quanto mais veículos, mais autonomia pra cada um na hora de buscar e fazer a sua seleção rotineira de informação, certo?

Mas e como fazer com que estas iniciativas perdurem e possam, de fato, disputar a audiência de grande parte das pessoas que se informa pelas mídias tradicionais? O jornalismo moderno é fruto do alvorecer capitalista do século XIX, e seus “patronos” foram, principalmente, os partidos, naquela época (século XIX) em que tudo era jornalismo opinativo ligado à política; e…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “O fim do “Impedimento” e o jornalismo orgânico”, de Leonardo Foletto. Ele é jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2007), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS), onde pesquisa a cultura hacker.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo