ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Nasce o futuro “Boi de Botas”

Isso é história!

 “1830 (a data exata não está determinada) a população do distrito é de 2.188 almas.

26 de abril de 1831 – Morre, em Santa Maia, Manuel Antônio Teixeira de Cerqueira César, um dos primeiros moradores de Santa Maria, aos 70 anos, viúvo, sendo sepultado no Cemitério da Capela, no início da atual Avenida Rio Branco.

4 de maio de 1831 – Por decreto da Regência é criado o 1º Corpo de Artilharia a Cavalo, com sede em São Gabriel, depois o famoso Boi de Botas, que virá a ser o Regimento Mallet, hoje Grupo Mallet, sediado em Santa Maria (*).

Agosto de 1831 (data indeterminada) – Chega à povoação mais um contingente de tropa mercenária, o 1º Batalhão de Estrangeiros.”.

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

(*) NOTA DOS EDITORES da obra, atualizada há dois anos: “Em 1971, a unidade recebeu o nome de 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autropropulsado, ‘Grupo Mallet’. Mantém a denominação histórica de “Regimento Mallet”, recebida em 1932.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo