Copa 2014EconomiaEsporteNegócios

PÓS-COPA. Luciana Manica e a briga do ECAD, que cobra direitos autorais da FIFA. Quem pagará a conta?

chamada vitor hugo“…Mas juro que fiquei na dúvida, para quem será a minha torcida: ECAD ou FIFA? O ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – é uma instituição privada, “sem fins lucrativos”, que deve arrecadar valores pela execução pública das músicas de artistas associados a uma das nove associações que estão vinculadas a ele. A FIFA mandou e desmandou no Brasil, sub-rogando à União em todos os direitos da decorrentes de ato ou omissão, que tenham causado danos à FIFA ou tenham para eles concorrido.

Traduzindo! Se você não é um músico associado, não verá um centavo respectivo à sua reprodução, a não ser que você mesmo cobre quando for contratado para cantar as sua próprias músicas! Se você é brasileiro e a FIFA perder, a União vai pagar a conta. Agora as pessoas que costumam me dizer que tenho uma voz bonita entenderão o porquê eu não canto nem debaixo do chuveiro! Capaz do ECAD vir me cobrar…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Nem debaixo do chuveiro”, de Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, professora da Fadisma – de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Direito Comunitário e da Integração – e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo