ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O Exército Imperial está chegando

Isso é história!

24 de outubro de 1841 – Por documento deste dia sabe-se que a vanguarda do Exército Imperial, comandada por um dos Santos Loureiro, Manuel ou José, ambos coronéis, está em Arroio do Só, perto de Santa Maria. O documento é o seguinte e devo-o à pesquisa de Francisco Salles:

‘Ilmo. Sr.

Hoje, pelas duas da tarde, cheguei nas imediações da Capela de Santa Maria, na retaguarda do Exército inimigo, que achava-se acampado na picada que dá para os Pains. O Loureiro, que faz a vanguarda, está no Arroio do só; a vanguarda consiste em missioneiros e serranos, em número de setecentos mais ou menos; que quero ver se dou parte exata e se com efeito acampou no Arroio do Só, como eles dizem, ou se marcha para dentro. Também dizem que Loureiro tenta atacar V.Sa. e como ele tem feito marchar, que ontem ficou no lucar acima dito, pode ser certo o que anuncio. Campo Volante, 24 de outubro de 1841. (a) Serafim José Jacinto, Tenente.’…”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo