Arquivo

Centro da cidade. Até os bustos de nossos heróis (se você os enxergar) estão envergonhados

Vou me poupar de comentar. Inclusive porque o leitor histórico deste sítio conhece de sobra a opinião do (nem sempre) humilde repórter acerca da esculhambação em que se transformou, nos últimos 15, 20 anos, o centro desta cidade, especialmente a Praça Saldanha Marinho e arredores, incluída a avenida Rio Branco.

 

Dito isto, apenas reproduzo material publicado pelo professor Ronai Pires da Rocha, no seu sempre instigante e muitíssimo bem escrito blogue Coisas do Campo, na noite de 17 de maio, o dia dos 151 anos de Santa Maria. É do professor, também, a foto do busto de José Mariano da Rocha Filho, o reitor-fundador da UFSM e considerado o “santa-mariense do século XX”. Acompanhe trechos do texto, tendo em mente que faço integralmente minhas as palavras de Ronai:

 

“Bustos

 

… que estão na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, no dia de hoje. O primeiro é o do fundador da UFSM, Mariano da Rocha, feito em alumínio, ao que parece. O segundo é o busto do General José Artigas, “procer oriental”, e foi doado pelos rotarianos uruguaios ao povo de Santa Maria. Abaixo do Reitor Fundador está Felipe de Oliveira, escritor santa-mariense, ao lado de outro homem das letras & artes, Leopoldo Froes, que fica em eterna vigília na entrada do Teatro Treze de Maio.

 

Abaixo de Felipe está o busto do “heróico coronel João Niederauer Sobrinho”, colocado ali em 1922 pelo Exército, diz a placa. Ao lado do Coronel está o General José de San Martin, saudado como “perene exemplo de devoção aos sagrados ideais de liberdade, justiça e fraternidade”. A placa contém também uma homenagem a nação argentina nos 181 anos de sua independência. Finalmente, o busto de Serafim Valandro, de 1935…

 

 …Todos eles devem estar contando os dias para ver a praça mais limpa, sem aquela tranqueira de barracos de madeira que vendem o que alguns chamam de artesanato.”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas pelo professor Ronai Rocha, no blogue Coisas do Campo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo