JudiciárioPrefeituraSanta MariaTrânsitoTransporte

“SETE”. Um fato é inegável, noves fora a decisão da Justiça: milhares serão prejudicados com fechamento

Convênio celebrado há 11 anos e agora tornado obrigatório pela Justiça, faz com que o município se obrigue a “fechar” a Rua Sete de Setembro. Mas, e os prejuízos à população?
Convênio celebrado há 11 anos e agora tornado obrigatório pela Justiça, faz com que o município se obrigue a “fechar” a Rua Sete de Setembro. Mas, e os prejuízos à população?

É preciso buscar uma alternativa capaz de, no mínimo, contornar o problema que se tornou a decisão judicial (aparentemente sem mais recursos) que obriga a Prefeitura a impedir o tráfego na Rua Sete de Setembro, sobre os trilhos hoje concedidos à América Latina Logística (ALL).

Nesta quarta-feira, a propósito da decisão, houve pelo menos três manifestações públicas. Uma, da Prefeitura, que ANUNCIA a tentativa de encontrar uma saída para o problema. Outra, do PSDB, que fez ACUSAÇÕES ao atual e ao ex-prefeito, ao mesmo tempo em que se diz disposto a ajudar. E uma TERCEIRA, com dados bastante detalhados acerca dos prejuízos à comunidade, da Associação dos Transportadores Urbanos.

Abaixo, você tem um material originalmente publicado no jornal A Razão, e que conta a história e como se chegou a essa situação, além de mostrar a consequência para a prefeitura, no caso de descumprimento. Bem, confira você mesmo, com a foto de Deivid Dutra. A seguir:

Rua Sete de Setembro bloqueia parcialmente as contas do Município

O não cumprimento de decisão judicial que determina o fechamento da Rua 7 de Setembro afeta as finanças do Município. Além de ter que pagar multa diária de R$ 4 mil a Prefeitura de Santa Maria está impedida de receber repasses de recursos federais, pois está inscrita njo Cadastro de Inadimplência (Cadin).

De acordo com a secretária de Município de Finanças, Ana Beatriz Barros, quando o nome da cidade figura no Cadim, ficam impedidas as chamadas transferências voluntárias, que são aqueles recursos oriundos de emendas parlamentares e de contratos relacionados a obras, como as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Verbas obrigatórias, como as previstas para setores como saúde e educação e o Fundo de Participação dos Município (FPM) não são atingidas pela inadimplência. “Mas de qualquer forma uma situação de inscrição no Cadin atrapalha e muito”, disse a secretária.

Essa não foi a primeira vez que o município foi inscrito no Cadin devido ao não cumprimento da sentença judicial referente ao bloqueio da passagem de nível da Rua 7 de setembro. Ainda em 2013 a Prefeitura foi incluída no cadastro devido a não observância da sentença em primeira instância.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) obteve, na Justiça, uma liminar que garantiu o retorno da condição de adimplência. No entanto, a decisão judicial com trânsito em julgado provocou, novamente, o bloqueio parcial das contas do município referente à União.

A determinação judicial para fechamento da passagem de nível da Rua 7 de Setembroi partiu após o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) ingressar na Justiça, cobrando os efeitos de um convênio celebrado entre a Prefeitura e o órgão, em 2004.

Na época, foram executadas com recursos do Dnit e contrapartida do município a obra do Viaduto da Gare. No contrato, o então prefeito Valdeci oliveira assinou convênio com o Dnit, se comprometendo a fechar a passagem de nível da Rua 7 de setembro, tão logo a obra do0 viaduto fosse concluída, o que acabou não acontecendo.

ALL já havia alertado a Prefeitura em 2014

Tm maio de 2014 a empresa América Latina Logística (ALL) chegou a alertar sobre a situação do fechamento da Rua 7 de setembro, tendo, inclusive, registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil, dando conta do não cumprimento do que havia sido celebrado em convênio, entre a Prefeitura e Dnit. Confira, abaixo, a nota emitida à época.

NOTA

“Com relação à passagem de nível (PN) da linha férrea situada à rua 7 de Setembro, bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santa Maria, a empresa informa que, cumprindo com sua obrigação contratual e legal de zelar pelo patrimônio da União, sob sua administração, notificou a Prefeitura do Município para que se feche a passagem de nível (PN) situada no local. A empresa segue orientação do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que firmou convênio com a Prefeitura de Santa Maria para execução de uma trincheira na Av. Rio Branco, próxima à PN. O recurso foi liberado pelo DNIT e executado pela Prefeitura, sendo que, após a conclusão da obra, o município se comprometeu em fechar a PN, o que ainda não ocorreu.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Será que só em Santa Maria não conseguiriam programar e comunicar a que horas um trem passaria no local para fechar, com cancelas, a rua Sete?
    Fechar todo um dia por minutos de uso me parece bem "atravessado"… mas … enfim… Santa Maria da Kiss.
    Na Romênia Primeiro Ministro cai…aqui nem sindicância se tem notícia.

  2. O problema não é o viaduto, problema é compremeter o trânsito numa via da cidade. Pelo jeito o raciocínio foi "obra=votos, depois se dá um jeito". Pior, os afetados (não ouvi nada sobre o assunto) não foram consultados antes de assinado o tal convênio. Passagem de nível não existe só em Santa Maria, existem alternativas.
    Segundo problema é o raciocínio "problema só existe quando chegar na minha mesa e só se torna urgente quando chegar na mídia".
    Terceiro momento é a tosa de porco, um festival de desculpas e acusações. Como dizia o conselheiro Acácio, as consequencias sempre vem depois.
    Burocrata é o sujeito que privelegia a forma e ignora o resultado. Meio jurídico está cheio, mas neste caso a decisão aparentamente está correta, pacta sunt servanda, segurança jurídica, etc.

  3. Alguém aí me responda: Antes de haver o viaduto da gare, era melhor? Talvez fosse sensacional ônibus, ambulância, viatura policial… tudo isso esperando passar a composição de trens pra seguir trajeto pela sete.

  4. Como sempre a ALL está pouco se lixando para a comunidade. Desde que seus vagões passem o resto pode ficar isolado do mundo. Parabéns ao Valdeci que assinou este acordo. Aliás, por onde andam os Deputados de Santa Maria ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo