JudiciárioPolítica

AGORA. Cai a segunda liminar e Lula já poderá virar Ministro de Dilma. Decisão é do TRF do Rio de Janeiro

Lula foi empossado ontem e duas liminares suspenderam o ato. Agora, ambas foram cassadas
Lula foi empossado ontem e duas liminares suspenderam o ato. Ambas foram cassadas

Segundo NOTA do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, “ Até o momento da publicação desta reportagem, não há informação outra liminar que suspenda a posse.”. Com o que, em tese, Luiz Inácio Lula da Silva já pode ser ministro Chefe da Casa Civil.

Por quê? Porque foi derrubada pela Advocacia Geral da União a segunda liminar que impedia. A decisão é do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, como você confere no sítio “Último Segundo”, do portal iG. A foto é de José Cruz, da Agência Brasil. seguir:

 “Tribunal suspende segunda liminar que impedia posse de Lula na Casa Civil – Tribunal Regional Federal da 2ª Região, do Rio de Janeiro, suspendeu liminar da Justiça do Rio contra o ex-presidente

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região suspendeu liminar da primeira instância do Rio de Janeiro, que impedia a posse do recém-nomeado ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU).

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal, desembargador Reis Fride, ressaltou que não cabe ao Judiciário se imiscuir em considerações de caráter político, já que deve se limitar a observar a correta aplicação das leis e da Constituição.

“Não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que vivemos, que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade”

O vice-presidente acrescentou que a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, “tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa”.

A liminar da juíza da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, Regina Coeli Formisano que suspendia a posse de Lula na Casa Civil atendia a Ação Popular apresentada pelos advogados Thiago Schettino Gondim Coutinho e Murilo Antônio de Freitas Coutinho. No texto, a juíza considerou em sua decisão que “não fogem à realidade” as insinuações de que a nomeação de Lula teria como objetivo “blindar” o ex-presidente e evitar que ele fosse julgado pelo juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato.
“Tal proceder fere de morte o princípio constitucional do Juiz Natural e o Sistema Jurídico. Por outro lado, não se afigura razoável que a presidente da República deste País, tente obstruir o curso da Justiça em qualquer grau de jurisdição”, escreveu a magistrada.”

PARA LER A ÍNTEGRA,  NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo