Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta sexta, a disputa por vaga na Câmara: serão ao menos 210 nomes apresentados

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta, 22 de julho, no jornal A Razão:

Em torno de 150 mil votos válidos serão depositados. Deles surgirão os 21 edis para os próximos quatro anos (foto Divulgação/AICV)
Em torno de 150 mil votos válidos serão depositados. Deles surgirão os 21 edis para os próximos quatro anos (foto Divulgação/AICV)

10 nomes por vaga, na disputa pelo Legislativo

Juntos ou separados, PSTU e PSOL concorram separados, juntos não passarão de uma dúzia de candidatos à Câmara. Menos que isso, provavelmente, será a nominata do PPL. Além deles, haverá outras sete alianças proporcionais, divididas entre cinco chapas majoritárias (Fabiano Pereira e Jorge Pozzobom terão duas para cada um).

Resumindo: salvo improvável mudança de última hora, muito dificilmente a quantidade de concorrentes a uma vaga no Legislativo ultrapassará os 210. Um número redondo. E, em valores absolutos, 10 candidatos para cada vaga. Um vestibular para um curso dos grandões, em qualquer universidade que ainda realize o exame.

Não é um contingente muito diferente de eleições anteriores. Com gente diferente, que compensa os desistentes de pleitos passados, e os habituais candidatos, além dos que buscam a reeleição. No popular: dada a grande competitividade se presume, teremos uma verdadeira “luta de foice no escuro”.

SERIAM MAIS, NÃO…

Número de candidatos à Câmara poderia beirar 250, se o plano inicial do chapão governista se concretizasse. Ideia era compor três alianças, garantindo mais de 120 cabos eleitorais para a dobradinha Fabiano/Magali.

…FOSSEM PP E DEM

O problema, para a ideia inicial, é que, inicialmente, o PP resolveu aderir à oposição. E, depois, o DEM tomou o mesmo caminho. Assim, ficou impossível formar três chapas. Simplesmente faltaram partidos e candidatos.

ALIANÇA COM DUAS

Se não houver acordo (ou desacordo) de última hora, os apoiadores de Fabiano Pereira se dividirão em duas chapas proporcionais. Uma reunirá PTB/Rede/PSB. A outra terá PMDB/PSB e os outros partidos menores que apoiam a coligação.

E OUTRA TAMBÉM

Dobradinha liderada pelo tucano Jorge Pozzobom também terá duas alianças proporcionais de sustentação. Uma delas composta por PSDB e DEM. Outra com PP e PR. Ambas ainda poderão agregar siglas menores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo