Coluna

IMPRESSA. Na coluna deste sábado, os quatro únicos partidos que (por enquanto) ficam de fora da eleição

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição deste sábado, 30 de julho, no jornal A Razão:

Há 32 partidos com vida legal na cidade. Deles 28 já é certo que terão algum nome na urna electronica. Talvez só (foto Divulgação)
Há 32 partidos com vida legal na cidade. Deles 28 já é certo que terão algum nome na urna electronica. Talvez só (foto Divulgação)

Em SM, 32 partidos. E 28 já estão em alianças

O colunista vasculhou o site do Tribunal Superior Eleitoral e, depois, as agendas das convenções partidárias. Constatou que, exceto se algum ainda não programou nada ou deixou de informar ao distinto público, dos 32 partidos com vida legal em Santa Maria, apenas quatro não terão participação no pleito deste ano.

Não constam do noticiário, embora estejam lá na contabilidade do TSE, os partidos Novo (2 filiados na cidade), PCB (10), PRP (8) e PSDC (101 alistados). Todos, se fizerem parte de alguma coligação ou mesmo partirem para uma aventura solitária, terão escassíssimo espaço para propaganda no rádio e na TV e quase nenhuma possibilidade de candidatura, seja à Câmara ou à Prefeitura.

De todo modo, é uma situação mais condizente com o que, respeitosamente escrevendo, o quarteto representa, do que a negociação política imposta por outros, definitivamente minúsculos, mas que também se apresentam ao pleito.

Como dizem os mais jovens, #prontofalei!

BEM MENOS FESTA E…

A não ser que ocorra uma surpresa, hoje impossível de prever, a maioria dos partidos, dos maiores aos menores na pretensão eleitoral, guardará a já (ou ainda) escassa munição econômica para as campanhas.

…MUITO MAIS GOGÓ

Desta forma, no balaio de convenções previsto para o fim de semana, a tendência é a ênfase no gogó (e há grande curiosidade em torno de alguns discurso, pelo eventual contorcionismo), sem os festerês habituais nessas ocasiões.

ESQUERDA-ESQUERDA…

Há uma série de lugares-comuns em torno da chamada divisão da Esquerda. Até brincadeiras toscas surgem, como a que diz que esse segmento político não se une sequer quando seus militantes estão presos.

…JUSTIFICA O MITO

O fato é que os partidos da Esquerda-Esquerda acabam por justificar o mito. Afinal, concepções valem muito mais que qualquer outra coisa, e uniões óbvias não vingam. Vide o debate PSOL/PSTU, inconcluso até o fechamento da coluna.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo