Artigos

O Centenário de Ulysses Guimarães – por Daniel Arruda Coronel

coronelNo dia seis de outubro faria cem anos Ulysses Guimarães, o qual teve um papel decisivo para a redemocratização do país, para a promulgação da Constituição de 1988 e para o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Ulysses foi de uma safra rara de políticos que fazem falta ao país por algumas características, tais como espírito institucional, capacidade de ouvir e dialogar, ética, honestidade e defesa permanente da democracia.

Ulysses teve forte atuação na luta contra a ditadura militar, embora tivesse apoiado inicialmente o golpe que destituiu o governo constitucional e legítimo de João Goulart. Contudo, posteriormente, liderou com maestria a oposição ao estado de exceção do país, sendo o líder da campanha das Diretas Já, a qual mobilizou o país em busca de um interesse comum, ou seja, a possibilidade da população soberanamente escolher o seu presidente da república.

Derrotada a campanha das Diretas, não titubeou e apoiou a candidatura de Tancredo Neves no colégio indireto, por entender que esse era mais moderado e por isso capaz de organizar uma frente competitiva, o que acabou culminando com a vitória de Tancredo e Sarney sobre Maluf. Em 1985, com a doença e posteriormente a morte de Tancredo, mais uma vez deu uma prova de seu espírito republicano ao não patrocinar e nem incentivar nenhuma medida populista que viesse a não permitir a posse de José Sarney.

Na Constituição de 1988 teve voz firme e serena para conduzir tal processo, como ele mesmo disse: “A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”. O seu discurso em outubro de 1988, na promulgação da Constituição, é cada vez mais atual e republicano, pois observa-se a defesa permanente da ética e da democracia, repilando qualquer tentativa golpista e populista, algo totalmente pertinente ao Brasil de hoje, pois como ele mesmo disse: “Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério.  Quando após tantos anos de lutas e sacrifícios promulgamos o Estatuto do Homem da Liberdade e da Democracia bradamos por imposição de sua honra. Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”.

Com certeza Ulysses não foi uma unanimidade nacional e nem um político perfeito. Contudo, a atuação do velho timoneiro do antigo MDB deve servir sim como um exemplo a ser seguido pelos que lutam e querem que a política seja a busca constante do bem comum, da diminuição das desigualdades econômicas e sociais, da liberdade e da democracia, sempre embasados na ética, na moralidade e na honestidade.

OBSERVAÇÃO: a foto que ilustra este artigo é uma reprodução de internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo