Coluna

IMPRESSA. Nesta quinta, em A Razão, as idiotices misturadas com propaganda nazista nas redes sociais

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio (produzida pelo interino José Mauro Batista), publicada na edição desta quinta-feira, 19 de janeiro, no jornal A Razão.

Redes sociais, idiotices e propaganda nazista

As redes sociais, em especial o Facebook, estão inundadas de propaganda ideológica de todo tipo: conservadores, reacionários, liberais, neoliberais, socialistas, comunistas, sociais-democratas, totalitários de direita e de esquerda se digladiam. Em tempos de ebulição política, essas manifestações ganham certa força e se proliferam em curtidas, compartilhamentos e comentários. No entanto, um passeio mais a fundo em sites e blogues mostra um mundo obscuro e muitas vezes assustador.

As hashtags #INTERVENÇÃOMILITAR e #AÇONESSESCRIMINOSOS levam a porões de babaquices curtidas por muita gente de todo o Brasil, inclusive de Santa Maria. Um simples passeio por esse “porão virtual” mostra o quanto de ódio e mentira se pode produzir em torno de uma crença.

Mensagens de cunho racista e de intolerância política se confundem com mentiras. Em uma postagem, os chamados intervencionistas, que defendem a retomada do poder pelas Forças Armadas, colocam uma foto do general Villas-Bôas, comandante do Exército e destacam uma frase, como se ele defendesse a intervenção. Numa entrevista que fiz com o general, em junho do ano passado, em Santa Maria, ele foi claro: “A sociedade brasileira amadureceu e não precisa de tutela”.

O pior de tudo, no entanto, é um vídeo postado em uma das páginas que traz estrangeiros com mensagens de apoio a um conhecido líder da extrema-direita brasileira. Um dos personagens do vídeo, um jovem branco, na sua segunda aparição exibe uma suástica, o símbolo do nazismo e encerra: “Eu gosto disso”. Seguido de uma alusão ao “poder branco”. A questão é que a postagem também é duvidosa.

Inicialmente o vídeo teria sido produzido para Donald Trump. E como a autoria da postagem (dentro do site dos intervencionistas) é de um grupo adversário, fica a dúvida: O vídeo é verdadeiro ou montagem? De qualquer forma, apologia ao nazismo é crime. Atribuí-la a alguém também é. Além de nojento, compartilhar esse tipo de coisa, mesmo que ingenuamente, pode dar uma baita encrenca.

QUEM DECIDE É…
Santa Maria está praticamente descartada como sede do presídio federal anunciado pelo presidente Temer. Mas não é porque a Prefeitura não demonstrou interesse e até declarou que não quer a penitenciária na cidade por “não agregar nada”.

…O GOVERNO FEDERAL
O fato é que, segundo fontes no Palácio Piratini, “não é o prefeito que decide”, mas sim o governo federal em conjunto com o governo estadual. É claro que sem apoio da Prefeitura fica mais difícil, mas não é o que conta. De qualquer forma, o município não seria apropriado.

QUATRO DIAS DEPOIS…
…De nota publicada na coluna, na edição de sábado/domingo, secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, vistoriou ontem à tarde Restaurante Popular, fechado há quase um ano. E cobrou ajustes da empresa que fez a obra “para reabrir o mais rápido possível”.

RUAS ÀS ESCURAS
Moradores da Rua Marfisa Franco Rosa, no Bairro Tancredo Neves, estão às escuras. Tudo porque a RGE, sucessora da AES Sul, está trocando os postes de madeira e não estão sendo colocadas as luminárias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo