BASTIDORES. O homem que carrega, o rapidinho, a vereadora e a emenda, o abençoado e, ah, a gasolina
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) descobriu que, além de político e advogado, também poderia ter feito carreira no ramo de carregamento de cargas. Nos últimos dias, o tucano tem se destacado por suas postagens carregando caixas com materiais a serem usados contra a pandemia de Covid-19.
Na sexta-feira (17), ele carregou respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) ao Hospital Regional. Na segunda (20), o prefeito de Santa Maria carregou caixas de álcool em gel doadas pela Farmácias São João ao Município.
Ligeiro
Quem também vem se esforçando para mostrar serviço durante a pandemia é o vice-prefeito Sergio Cechin (PP). Escanteado da Comunicação Oficial do Município desde que lançou sua pré-candidatura ao Executivo, o progressista está atento para repercutir qualquer fato relevante em suas redes sociais e, assim, manter-se em evidência.
Foi o que acorreu domingo (19), enquanto ainda estava quente a polêmica em torno da live beneficente encerrada pelo cantor Léo Pain após fiscalização da Prefeitura de Santa Maria (AQUI). Cechin foi ligeiro e aproveitou o embalo para postar em sua fanpage que está à disposição do músico para ajudá-lo em um projeto solidário.
Abençoado
O advogado Thiago Carrão, ex-PSB, filiou-se ao PDT. Ele integra a lista de pré-candidatos do pedetismo à vereança.
Para a campanha, ele conta com a benção do ex-prefeito de Santa Maria, Osvaldo Nascimento. Além disso, o neto do ex-chefe do Executivo, Osvaldo Nascimento Neto, atua como assessor direto do advogado.
Carrão foi destaque em janeiro, quando teve uma passagem relâmpago à frente da agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine). A dispensa ocorreu após o Piratini ter percebido que ele é o autor da ação que barrou, em liminar, o pagamento de honorários de sucumbência aos procuradores do Estado (AQUI).
20 contra 1
A execução de uma emenda impositiva da vereadora Cida Brizola (PP) esquentou os ânimos no Parlamento (AQUI). No grupo dos parlamentares no WhatsApp, a reação foi de 20 contra 1.
O Legislativo havia prometido repassar o valor integral das emendas impositivas para a Prefeitura a fim de investir em ações contra a covid-19. Porém, uma emenda de Cida já havia sido protocolada, ganhou uma ampla publicidade durante sua execução, causando indignação nos outros 20 vereadores.
Intocável
Diárias, selos e material de expediente estão entre os itens que entraram no plano de contingenciamento aprovado pelos vereadores de Santa Maria (AQUI). Porém, chamou atenção o fato de uma das cotas que mais custam ao erário público ter ficado de fora: os combustíveis.
Conforme o Site apurou, os parlamentares chegaram a discutir a inclusão dos combustíveis no plano de contenção, porém parte dos vereadores foi contra. Diante da urgência, optou-se por não tocar na delicada cota.
Ano passado, para abastecer os carros dos vereadores de Santa Maria foram gastos R$ 193,5 mil em combustível (AQUI). Cada parlamentar tem direito a uma cota mensal de 200 litros de combustível para uso em carros particulares (AQUI).
Coisas do tucanato. Governador fala muito bem, aparentemente é o único talento que possui. Cladistone pode ter encontrado a verdadeira vocação, carregar caixas. Até porque na aldeia, se alguém dá um coice na macega, sai advogado para tudo que é lado.
Casarão da Vale Machado dá uma idéia, em escala reduzida, do descredito da politica. Não é só a roubalheira de Brasilia, a gastança em benesses também entra na conta.
o Jorge tinha esse entusiasmo será nos anos anteriores?