Arquivo

Coluna Observatório. “Briga de foice para o Legislativo”

Três grandes grupos

vão garantir 12 vagas.

Mas, e as outras duas?

 

Prestar mais atenção às eleições para prefeito faz parte da tradição. Pleitos proporcionais, lamentavelmente, não empolgam tanto. É possível que, quando e se a situação se inverter, a democracia estará consolidada.

 

Essa percepção, no entanto, se dá apenas entre o eleitorado; não no interior dos partidos. Estes pensam, e muito, em como se fortalecer nos parlamentos. E fazem o possível para montar nominatas fortes o suficiente para conquistar o máximo número possível de cadeiras na Câmara.

 

A propósito, a coluna ouviu, em circunstâncias e momentos diversos, pelo menos três importantes lideranças – uma delas, inclusive, concorrerá a cargo majoritário. E, creia, há um prognóstico consensual em torno do desempenho das forças políticas santa-marienses.

Qual? Simplificadamente, acreditam que três grupos vão conquistar 12 cadeiras. Quais? Os ponteados respectivamente por PMDB, PT e PP, e seus coligados. Assim, por exemplo, se PT e PR se aliarem, com certeza farão quatro cadeiras. Vale o mesmo para possíveis pactos entre PMDB e DEM e PP e PPS. Atenção, não quer dizer que os times sejam esses. É apenas especulação. Mas que não muda o raciocínio.

 

Pergunta óbvia: se são 14 vagas, com quem ficarão as duas restantes? Resposta: com outras agremiações que obtenham o quociente eleitoral (PDT e PSDB, para citar dois partidos). Ou um dos três (ou até dois) grandes grupos obterá, na sobra de votos, uma quinta cadeira.

É isso que vai acontecer? Se não for, será muito parecido. Pode apostar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo