CongressoPolítica

CPI DO CACHOEIRA. Congressistas resistem a convocar governadores. Mas sigilo da empreiteira foi quebrado

Um subterfúgio, a suposta impossibilidade legal de uma CPIconvocar governadores, do Executivo, foi o pretexto para adiar a votação de requerimento que levaria ao banco de depoentes três graúdos, o tucano Marconi Perillo (Goiás), o petista Agnelo Queiroz (Brasília) e o peemedebista Sérgio Cabral (PMDB).

A decisão, claro, é provisória. Mas indica que, pelo menos nesse quesito, a basedo governo e a oposição estão juntinhas. No entanto, é bom não duvidar dessa convocação. Afinal, havia resistência também em quebrar o sigilo bancário, fiscal e telefônico da empreiteira Delta. E isso acabou sendo aprovado na sessão administrativa da CPI do Cachoeira, no final da tarde desta terça.

Portanto, ainda há muita coisa por acontecer, com resultados imprevisíveis. Para saber mais, acompanhe material publicado na versão online do jornal O Globo. A reportagem é de Roberto Maltchik e Jailton de Carvalho, com informações também da Agência Senado. A seguir:

CPI do Cachoeira quebra sigilos da matriz da Delta Construções

A CPI do Cachoeira aprovou nesta terça-feira a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico da Delta nacional, a partir de 1º de janeiro de 2003 até hoje. O requerimento ganhou força depois que se revelou o uso de dinheiro de contas da Delta Nacional para abastecer empresas de fachada utilizadas pelo esquema de Carlinhos Cachoeira. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), protagonista do polêmico torpedo enviado ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), foi o único a votar contra em placar de 28 a 1.

O presidente da comissão, Vital do Rêgo, também anunciou o adiamento da votação do requerimento para a convocação dos governadores Marconi Perillo (Goiás), Agnelo Queiroz (Distrito Federal) e Sérgio Cabral (Rio de Janeiro).

O adiamento da decisão foi anunciado após o deputado Gladson Cameli (PP-AC) apresentar questão de ordem sobre a legalidade da convocação de chefes do Executivo. A estratégia, conforme o site do GLOBO revelou, fora definida pela manhã, em conversas reservadas com a participação de integrantes da base governista e de oposição…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo