Artigos

CIOSP completa dois anos sendo referência para outros municípios – por Jorge Pozzobom

São conquistas celebradas pelo que “será um legado para gerações futuras”

Prefeito Pozzobom (D) apresentou oficialmente o CIOSP à cúpula da segurança do RS e à comunidade em 14 de agosto de 2020. Na foto, o prefeito está ao lado do então vice-governador e secretário estadual e, hoje, governador, Ranolfo Vieira Jr (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Há aproximadamente dois anos, um projeto criado por muitas mãos saía do papel para virar um marco na segurança pública de Santa Maria. Apresentado de forma oficial em nosso município no dia 14 de agosto de 2020, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), localizado na Avenida Medianeira, nº 91, é um exemplo de que aliar inteligência, tecnologia e integração é uma fórmula de sucesso no combate à criminalidade.

Naquela ocasião, o nosso Centro Integrado deixou impressionados o então vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública e, agora, governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e as demais autoridades que foram até o local para fazer uma visita técnica.

De lá para cá, o CIOSP se consolidou e virou referência para outros municípios gaúchos e até de outros Estados – inclusive, recebemos a visita do cônsul-geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, e sua comitiva, que conheceram o Ciosp e ficaram surpresos com o que viram lá.

Nosso Centro Integrado de Operações de Segurança Pública vem apresentando resultados extremamente positivos em relação ao que se propõe. Arrisco dizer que vai além. Tem sido determinante na elucidação de uma diversidade de crimes e efetivo no atendimento às ocorrências.

Lembro que, logo que começamos a falar em videomonitoramento e cercamento eletrônico, algumas pessoas me criticaram, chegando a debochar do projeto. Diziam que “o Pozzobom ia mandar cercar a cidade”. Pois, passados dois anos, o CIOSP e o seu cercamento eletrônico me enchem de orgulho e satisfação, pois a criação desse Centro Integrado sempre esteve entre as prioridades da nossa gestão, assim como Saúde e Educação.

Por meio do cercamento eletrônico, com câmeras instaladas em pontos de acesso a Santa Maria, rastreamos veículos em alta velocidade, envolvidos em acidentes ou que cometeram algum tipo de infração, além de identificar veículos roubados, furtados, clonados e não licenciados. Aliás, crimes de grande repercussão já foram resolvidos com a atuação direta do CIOSP, como assaltos e outras ações de gravidade semelhante.

E para dar alguns exemplos do quanto já avançamos nesse período (e buscamos evoluir a cada dia), lá em 2020 eram cerca de 800 câmeras com tecnologia de ponta. Atualmente, são mais de mil. Avançamos também ao fazer parcerias que nos possibilitam compartilhar imagens de câmeras de estabelecimentos privados, as chamadas câmeras de fachada, para que locais públicos como ruas e calçadas possam ser monitorados em tempo real, ampliando nossa capacidade de vigilância.

A Associação Camobi Segura é uma das nossas parceiras nessa iniciativa. No total, são 1.117 câmeras, incluindo as 970 previstas pelo contrato entre a Prefeitura e a Vigillare Sistemas de Monitoramento, 22 câmeras de órgãos do Estado e 125 câmeras de fachada.

E quando falo em “nosso Centro Integrado”, não é força de expressão. O CIOSP foi concebido e se tornou realidade graças à união de esforços de várias instituições. A adequação na estrutura física do prédio onde funciona o Ciosp foi viabilizada pelo Conselho Municipal Pró-Segurança Pública de Santa Maria (Consepro), com recursos obtidos junto ao Ministério Público do Trabalho e à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O governo do Estado também tem sido essencial nesse processo.

E a integração pode ser vista na prática, pois o CIOSP reúne Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Estadual, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU). Unidos somos mais fortes, e o resultado é mais agilidade nos atendimentos e eficiência no combate ao crime.

O Ciosp completa dois anos de implantação com muitas conquistas que merecem ser celebradas. Esse será um legado para gerações futuras e que, tenho certeza, continuará sendo referência no país e colherá resultados que irão superar ainda mais as nossas expectativas. Segurança pública pode até ser um dever do Estado, mas é no município que a vida acontece. E Santa Maria é uma forte aliada nessa luta diária, que é de todos, para promover mais segurança ao Coração do Rio Grande.

 (*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo