Artigos

Vacinar é proteger: juntos no combate à dengue em Santa Maria – por Rodrigo Decimo

Prevenção, responsabilidade coletiva: do poder público, famílias e comunidade

A dengue é uma preocupação real e constante para todos nós. Trata-se de uma doença grave, que pode evoluir para complicações sérias, especialmente em crianças e adolescentes. Por isso, a prevenção é uma responsabilidade coletiva: do poder público, das famílias e de toda a comunidade.

Com esse compromisso, a Prefeitura de Santa Maria segue ampliando as ações de vacinação contra a dengue no município. A imunização está sendo ofertada gratuitamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público definido pelo Ministério da Saúde dentro da estratégia nacional de enfrentamento à doença.

A vacinação foi retomada na terça-feira (10) e segue nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sempre das 17h às 20h, em diferentes regiões da cidade, facilitando o acesso das famílias:

    • Quarta-feira (11) – EAP/ESF Itararé

Rua Assis Brasil, 400 – Bairro Itararé

    • Quinta-feira (12) – Associação Comunitária Tancredo Neves – Avenida Paulo Lauda – Bairro Tancredo Neves

É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes que ainda não receberam a vacina. No dia da aplicação, é necessário apresentar carteira de vacinação, CPF e documento de identificação.

No último sábado (7), realizamos a primeira grande ação de vacinação contra a dengue no município, na Policlínica José Erasmo Crossetti. O resultado foi extremamente positivo: 250 doses aplicadas em apenas quatro horas, demonstrando o interesse e a consciência da população. Esse é um sinal claro de que estamos no caminho certo.

A organização e o acolhimento às famílias permitiram um atendimento ágil e humanizado. Seguiremos avaliando novas datas e ampliando os pontos de vacinação, à medida que novas remessas de vacinas forem disponibilizadas pelo Governo do Estado.

Mas é importante reforçar: a vacina é uma das principais formas de prevenção, mas não é a única. O combate à dengue também começa dentro de casa. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença, como:

    • Não deixar água parada em vasos, pneus, calhas e recipientes abertos

    • Manter caixas d’água bem fechadas

    • Limpar pátios, ralos e bandejas de ar-condicionado

    • Descartar corretamente lixo e entulhos

Cuidar da nossa cidade é cuidar das pessoas que vivem nela. Convido todos os pais, mães e responsáveis a participarem dessa mobilização, levando seus filhos para vacinar e adotando as medidas de prevenção no dia a dia.

Santa Maria segue unida, com responsabilidade e ação, para proteger nossa população e vencer a dengue.

(*) Rodrigo Decimo é Prefeito Municipal de Santa Maria, ex-Vice-Prefeito (entre 2021 e 2024), engenheiro e empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo