ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Feira ou festa, dicotomia irrelevante

Feisma tem qualidades inclusivas: é feira e festa, ao mesmo tempo

No final da manhã deste sábado abre, no Centro Desportivo Municipal, mais uma edição da Feisma, a Multifeira de Santa Maria. Nascida como mostra no fim dos 70, poucos duvidam que o evento já atingiu a necessária maturidade. E com muitas transformações ao longo do tempo.

Hoje, conforme questionamentos feito a Observatório, existiria uma dúvida. Afinal, trata-se de feira ou de festa? No primeiro caso, a ideia é que a Feisma fosse uma mostra em que o fator econômico fosse a predominante. No segundo, a atividade cultural (que neste ano ocorre sob os auspícios de um slogan bastante significativo: “nossa gente, muitas culturas) seria o mote principal a atrair visitantes ao CDM.

Na verdade, na verdade, e aqui é a opinião do colunista, trata-se de falsa dicotomia. De resto, bastante irrelevante. Afinal, ainda que não tenha características de festa (e as da Uva, em Caxias do Sul, ou Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul, talvez sejam os maiores exemplos), com certeza atrações culturais importantes garantem espaço para a diversão. De outra parte, é inequívoco que os principais setores da economia estão presentes. E até fazendo negócios. Portanto…

Assim, talvez seja o caso, simplesmente, de aproveitar. E acreditar, inclusive porque é verdade, nos propósitos dos organizadores, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Que são, como se percebe inclusive no site da Feisma na internet, direcionar o evento a todas as idades, atraindo toda a família e trazendo áreas para os mais variados públicos. Simples, não?

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo