Eleições 2010

PRÉ-SAL. Lula faz lance esperto. E não é que a oposição caiu como um patinho?!

Esse cara é, definitivamente, muito esperto. E sua oposição cai fácil nas armadilhas dele
Esse cara é, definitivamente, muito esperto. E sua oposição cai fácil nas armadilhas dele

O sonho nunca negado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é, na eleição do próximo ano, realizar um cotejo entre os seus oito anos de mandato e idêntico período de Fernando Henrique Cardoso. Tem suas razões para tanto. A principal é óbvia: ele é muuuuito mais popular que seu antecessor. É um vareio de aceitação entre os brasileiros.

Dito isto, qualquer coisa que silva como elemento de comparação, favorece a candidata de Lula, Dilma Rousseff. Até aí, tudo bem. É a estratégia dele. Mas a oposição, que também sabe disso e quer evitar, não precisa ajudar. O que está acontecendo exatamente num terreno em que colocar um do lado do outro é um desastre, para a oposição. Falo da questão da privatização.

Pois, na semana do lançamento do Pré-Sal, e a disposição do governo, na proposta que enviou ao Congresso, de privilegiar o comando do Estado no processo, foi duramente castigada por PSDB e DEM. E isso depois de Lula ter jogado uma isca. Caíram. Como patinhos. Assim, fica bem mais fácil o trajeto pensado pelo atual Presidente. Vários já escreveram sobre isso, mas fico com o artigo de Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo. Confira, com a foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

Lula dá nó na oposição

Pesquisas de opinião mostram que a privatização é um tema maldito para os entrevistados. De pouco adianta argumentar a favor da venda do antigo sistema Telebrás, lembrando como eram raros e caros os telefones. Muitos avaliam que a privatização da Companhia Vale do Rio Doce foi um erro. Enfim, uma parcela significativa do eleitorado acredita que a privatização significou oportunidade de enriquecimento de grupos privados à custa do patrimônio público.

Ciente disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tira proveito desse sentimento no debate sobre as reservas de petróleo do pré-sal. Antes de continuar, um registro: Lula está convencido mesmo de que um modelo exploratório mais estatizante é o correto. Acredita na tese. Essa crença dá credibilidade ao seu discurso público. Ele fala porque acha realmente que está certo.

Logo, ao debater com a oposição os projetos que enviou ao Congresso propondo uma nova Lei do Petróleo, Lula navega num mar favorável. Encurrala a oposição. Não é casual o governador de São Paulo, José Serra, economizar palavras ao tratar do pré-sal. Serra quer dialogar com o eleitorado de Lula para ganhar a eleição presidencial do ano que vem. O tucano acredita que o modelo atual, menos estatizante, é melhor do que o proposto por Lula. No entanto, não deverá entrar de cabeça nesse debate.

O papel de contraponto a Lula acaba sendo feito por outras lideranças tucanas e democratas. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), abriram fogo publicamente.

Opinião: é um debate perdido do ponto de vista da oposição. Lula sabe disso. Ao rejeitar a retirada da urgência dos projetos que enviou ao Congresso, o presidente quer dar gás às críticas da oposição à sua proposta para o pré-sal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outros artigos publicados por Kennedy Alencar, na seção “Pensata”, na versão online da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo