ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Do PTB para uma corrente interna do PT. Quem? E qual?”

A seção “Luneta”

Poucos (se é que há alguém) duvidam: Paulo Airton Denardin na presidência da Câmara significa um ano em que a conciliação (interna sobretudo) será a marca do parlamento.

Num governo cheio de correntes, como o de Valdeci, o voto de Fort foi um problemão para o prefeito, mas havia apoio interno no governo para a posição do edil.

Já o ato de Marion Mortari, do PP, ficando ao lado de seus eleitores, concentrados na zona sul da cidade, num governo centralizador como o de Cezar Schirmer, não há dúvida: foi corajoso.

Embora possíveis (e previsíveis) negativas, é melhor Mortari se preparar: haverá represálias políticas, e talvez administrativas. Que ninguém duvide.

Dois dos candidatos mais votados à vereança, pelo PTB, Alemão do Gás e Marco Heleno Escobar (Barata), deixaram a sigla rumo ao PT.

Ambos, mais Anderson Flores, um dos coordenadores da campanha proporcional do PTB em 2008, estão na corrente PT Amplo, do deputado  federal Paulo Pimenta.

Houve quem interpretasse a decisão de João Carlos Maciel, que se dizia contra a CIP, de não participar da votação, como um ato de inteligência – para driblar a determinação partidária, que fechou questão em favor da “taxa da luz”.

Há, porém, controvérsia. Não foram poucos os peemedebistas embrabecidos com a decisão do edil-radialista-supercampeão de votos. “Demagogia e falsa esperteza”, foi uma das expressões ouvidas pela coluna.

Observatório perguntou a um graúdo peemedebista, acerca de 2010: Eliseu Padilha vai concorrer internamente com Germano Rigotto por uma vaga de candidato ao Senado?

A resposta do militante grandão: “a pergunta é inversa; Rigotto vai concorrer com Padilha?” Mmmmmm…

Dúvida de início de ano: Cezar Schirmer vai fazer um afago no seu desgastado líder na Câmara e sancionará o projeto que faz retornar a esbórnia sonora no centro da cidade? Ou vai atender ao bom senso, que faltou ao Legislativo, e que é cobrado pela Cacism?

Você também pode encontrar este repórter diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no www.claudemirpereira.com.br – com seus mais de 12 mil acessos diários, em média.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo