Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2010

ELEIÇÕES 2010. Jornal espanhol El País aposta em vitória de Lula

POSTADO POR Maiquel Rosauro

Um artigo no diário espanhol El País avalia que, qualquer que seja o vencedor das eleições de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sairá, simbolicamente, vencedor no pleito.

A análise, assinada pelo correspondente do jornal no Brasil, Juan Árias, discorre sobre os dois principais pré-candidatos na disputa – a petista Dilma Rousseff, candidata do Planalto, e o tucano José Serra, da oposição – afirmando que ambos, se eleitos, “seguirão o caminho” de Lula.

“A partir do próximo dia 1º de janeiro, o Brasil será um Brasil sem Lula. O que acontecerá? Nada”, diz o repórter.

“Continuará sendo um país com instituições democráticas consolidadas, que não apenas conseguiu sair, sem se quebrar, da crise mundial, mas que está crescendo; um país sem possibilidades de golpe de nenhum tipo e que, apesar de alguns rompantes populistas em alguns momentos – sobretudo pela influência do chavismo – não se deixou arrastar pelo populismo da vez na América Latina.”

Juan Árias aposta que a disputa presidencial deste ano será disputada. De um lado está Dilma, “uma espécie de sombra” de Lula, diz o analista. “Se ela vencer, as eleições seriam na verdade um terceiro mandato de Lula e garantiriam a continuidade de um certo lulismo.”

Porém, diz o texto, “Dilma não é Lula”. “É quase um anti-Lula porque, mais que uma iluminada e uma improvisadora como ele, é uma gestora, que carece do carisma transbordante de seu chefe”, descreve.

Já Serra “suporia a alternância normal, interrompendo de alguma forma a continuidade do PT no poder”, avalia Árias.

Mas o autor acredita que o tucano não é um “anti-Lula” e que, portanto, a escolha entre sua política e a política atual é “um falso dilema”. “Com Serra, o Brasil seria um país sem Lula, mas ainda com Lula, no sentido de que o governador paulista não nega nenhuma das conquistas sociais de seu governo.”

Na opinião do correspondente, a campanha de Serra não seria “contra Lula”, mas “depois de Lula”. “Para Serra, seu governo não seria uma fotocópia do passado social-democrata, mas uma página nova.”

Na avaliação do correspondente do El País, “sem Lula agora, e talvez com Lula amanhã de novo, o Brasil é um país que tomou o trem na direção certa, que o levará a consolidar o milagre de seu desenvolvimento”.

Fonte: BBC Brasil

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É uma piada afirmar que nada mudaria no Brasil com uma suposta vitória do candidato do demo-tucano-pps José Serra (também conhecido como Zé Pedágio, Zé Alagão…). Querem que acreditemos que Dilma e Serra governariam de forma idêntica!
    É preciso não esquecer que os demo-tucanos-pps quebraram o País por três vezes durante o governo da privataria de FHC, do qual o Zé Alagão foi ministro. São Paulo (do Serra e do Kassab) e Rio Grande do Sul (da Yeda, Cruzes!), além de Brasília (do Arruda, que seria o vice de Serra) estão bem como o diabo gosta. Com essa turma de volta, o Banco do Brasil, a Caixa Federal, outros bancos estatais, os Correios, a Petrobras e o Pré-sal seriam entregues de mão beijada aos larápios internacionais e nacionais e o projeto de um país justo e soberano iria pro beleléu, etc.
    Não é por outro motivo que a fina flor da direita entreguista, composta por grandes empresários, grande mídia, banqueiros, Opus Dei (a organização de extrema direita católica), dentre outros, reuniram-se recentemente em seminário, certamente com o apoio da CIA (eles não escondem isso, já fizeram em 2005), para traçar a estratégia em relação às próximas eleições.
    Não é segredo pra ninguém que os EUA estão p. da vida com o atual governo brasileiro e intentam recolocar a direita de volta no poder pra facilitar a tomada dos demais países latino-americanos.
    É Dila e Tarso em 2010!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo