JudiciárioSupremoTrabalho

CREIA. Novo presidente do STF quer reduzir à metade férias de 60 dias de juizes

Vamos fazer o seguinte: não entrar no mérito. Parece tão óbvia a resposta, respeitados os direitos conquistados, que não vale a pena discutir. Pelo menos, este (nem sempre) humilde repórter não vai entrar nessa briga. Fiquemos, então, com os fatos.

Peluso: idéia de podar em 50% as férias dos magistrados

De um lado, o novo (futuro) presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que assume em meados de abril. E que, numa entrevista publicada na quinta-feira, logo após ser eleito, defendeu a tese de que as férias dos magistrados, hoje de 60 dias, seja reduzida à metade. De outro, os representantes dos juizes, que obviamente se posicionam, e têm lá suas razões, em sentido contrário.

Então, para começar, acompanhe reportagem sobre a entrevista de Peluso. Mais abaixo, uma sugestão de leitura de texto que trata exatamente da posição dos que seriam (ou serão, na medida em que não há decisão tomada) atingidos pela medida. A seguir, o que publicou o sítio especializado Espaço Vital. A foto é da assessoria de imprensa do STF. Confira:

As férias para magistrados serão de 30 dias

A troca de comando do STF, a partir de 23 de abril, representará uma mudança de estilo. Sai Gilmar Mendes, cujo mandato foi marcado por polêmicas sobre vários temas da vida nacional; entra Cezar Peluso, … de temperamento mais introspectivo e com atuação voltada a assuntos do Judiciário…

… Peluso concedeu à Folha de S. Paulo uma rara entrevista. Primeira surpresa: o STF vai propor a redução de 60 para 30 dias das férias dos juízes – apesar de, pessoalmente, ele defender a prerrogativa.
 

“Politicamente para o Supremo não convém entrar em batalhas perdidas” – admite.

Outros pensamentos do futuro presidente

* Transparência – A despeito de admitir o fim do privilégio, o pensamento de Peluso tende em geral para o lado conservador do espectro político. No que diz respeito à transparência, ele acha que o acesso a processos judiciais em formato digital, já presente em várias instâncias, deve ser facilitado apenas às partes envolvidas e à imprensa.

* Televisão – Crítico no passado da TV Justiça, que transmite os julgamentos do STF ao vivo, hoje Peluso considera a ferramenta irreversível…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONHECER A REAÇÃO DOS JUÍZES À REDUÇÃO DAS FÉRIAS, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pelo sítio especializado Espaço Vital.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo