ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Somos a capital latino-americana da Economia Solidária”

Caminhada da Paz abriu superevento da economia solidária. Cidade ganha

Sim, tem quem torça o nariz. Porque não gosta do fulano ou da fulana. Ou até por razões ideológicas. Ou mesmo por rabujice. Ou qualquer outra razão, mais ou menos confessável. Coisa própria (mas ruim, de todo modo) do ser humano.

Mas fato é fato. Embora há quem prefira brigar com ele, é impossível que deixe de existir. A que a coluna se refere? Ao óbvio: Santa Maria é um punhado de coisas ótimas. Entre elas também é a capital latino-americana da Economia Solidária.

E, por aqui, isso tem gênese, nome e sobrenome. A saber: Projeto Esperança, Lourdes e Dill.  Trata-se dos grandes responsáveis, com a participação de dezenas (quem sabe centenas) de pessoas, pelo que a cidade vive o ano inteiro e, especialmente, em julho, quando acontecem os vários eventos em torno de um sonho bancado, por um bocado de tempo, com o aval de Dom Ivo Lorscheister e hoje por Dom Helio Rubert.

Interrompido em 2009 pela gripe malvada, o processo é retomado com toda a força na 6ª Edição da Feira do Mercosul e na 17ª Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo. Mais de 100 mil pessoas (quem sabe 50 mil além) circularão pelo Centro de Referência Dom Ivo. Cá entre nós, se isso não é suficiente para chamar a cidade da Santa Maria da Economia Solidária, o que será necessário?

Ah, todos esses eventos, ao longo dos últimos 20 anos, ultrapassaram governos os mais diversos. Mais ou menos, todos apoiaram a iniciativa. Por quê? Ora, porque é importante. E projeta a boca do monte para o mundo. Por que ser contra, então? Hein? Por birra é que não deveria ser.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo