ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Não tem outro jeito. Chegou a semana do pega-pra-capar

Antes de chegar à urna eletrônica, o eleitor ainda convive com um punhado de dias quentes

Deixemos a eleição majoritária de lado. É importante, claro, saber (e decidir) quem será o governador e quais serão os dois senadores. Mas, do ponto de vista exclusivo do santa-mariense o que está “pegando”, nesses dias finais de campanha, é o pleito proporcional.

Cerca de 20 indicados pelos partidos da boca do monte e uma dezena de outros que têm consistente apoio local, vão em busca dos votos que, não há dúvida, poderão ser decisivos para a vitória e a derrota.

Por pudor e até respeito pela inteligência alheia, nomes aqui não são citados. Mas há algo que se pode escrever. É pensamento dominante entre os observadores, militantes ou não, independente da sigla, que Santa Maria manterá dois deputados. Um estadual, outro federal. Mas é pouco. Muuuito pouco. Para a potencialidade eleitoral e, sem frescuras, pela necessidade de representação da comuna.

Desconsiderando (o que não quer dizer que não sejam importantes) a tal dezena e ficando na vintena, tem-se quatro ou cinco concorrentes competitivos. Não mais que isso, lamentavelmente. E são eles os protagonistas dos grandes, no bom sentido, entreveros desses dias que vêm aí.

Só o que se espera é que a disputa seja leal. Há gente buscando voto na seara (supostamente) de outros. Não há como impedir. Mas pedir um pouco de respeito mútuo não é demais. Inclusive porque, se for o contrário, vai pegar mal. E, mais importante, não dará voto.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo