Eleições 2010Eleições 2012

NA COMUNA. Neutralidade de Schirmer impede que “fature” vitória de Serra. Já Pozzobom…

Ninguém pode dizer que não foi uma surpresa, até mesmo para quem queria e propagandeava isso. Afinal, no primeiro turno, a vitoriosa na cidade foi a petista Dilma Rousseff. Por escassa diferença, é verdade – 64.606 contra 63.143 de José Serra -, mas venceu. E se poderia imaginar que essa diferença pudesse se ampliar, inclusive porque seu correligionário Tarso Genro fez ainda mais votos na boca do monte, e elegeu-se governador no primeiro turno.

No entanto, o fato objetivo é que, enquanto Dilma acresceu menos de 5 mil votos, chegando a 69.150, Serra multiplicou o apoio entre o eleitorado santa-mariense, obtendo quase 17 mil votos adicionais, alcançando os 80.069 – como publiquei AQUI no início da noite de ontem.

Se podem buscar muitas explicações para o que aconteceu. Uma delas, talvez a principal, é que o tucano levou a maior parte dos votos de Marina Silva (que fez 22 mil, em números redondos), no primeiro turno. Outra é que os dilmistas, ainda que tenham feito campanha, não apresentaram (inclusive porque garantiram a vitória de Tarso na rodada inicial) a mesma mobilização.

Tudo isso é verdadeiro, da mesma forma que é possível dizer que, tirante Jorge Pozzobom e outra meia dúzia (metaforicamente falando), ninguém mais foi para as ruas para defender Serra.

Então, se tudo isso é correto, e Serra venceu, quem poderá faturar politicamente o fato, quem sabe projetando alguma coisa para o futuro? Não ocorre, neste momento (e depois de conversar com várias pessoas, inclusive políticos militantes, na noite de ontem, na Feisma) outro nome que não o de Pozzobom. Afinal, é o único que, efetivamente, assumiu Serra em Santa Maria na linha de frente. Nos dois turnos. Isso é importante: nos doooois turnos.

Houve quem dissesse: mas, e Cezar Schirmer? Afinal, embora neutro oficialmente, praticamente todo o PMDB local estava com Serra, com exceção do presidente Robson Zinn e raríssimos outros.

É verdade. Mas, oficialmente, o prefeito, lá com suas razões, se mostrou e demonstrou neutro. Isso o impede de, agora, faturar politicamente a vitória local. Como o impediria, igualmente, é bom que se diga, se a vitória aqui fosse de Dilma. Isso não teria tanto significado se…

O diabo, politicamente falando e projetando o futuro e imaginando um ponto de vista da prefeitura, é que Pozzobom, mais uma vez, acabou derrotando o governo que ajudou a eleger, na comuna. Isso se refletirá em algum momento mais ou menos próximo. Ou não. Melhor esperar, para conferir.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. não existe calça na mão amiga,ele se elegeu e tenho certeza que ele fara um bom mandato e por isso que o Pozzobom causa mal estar no pt??porque será??

  2. @joão carlos
    menos louco,vc não nega mesmo que é filiado oa Pt vc ainda questiona a vitoria do Pozzobom o cara lutando sozinho com a prefeitura e o prefeito contra e mesmo assim o cara com todas as dificuladades se elegeu,de certo vc quer comparar a campanha do Pimenta,Valdeci,Tubias etccc.. com a dele né,menos JOÃOOOOOO.

  3. Caros, Santa Maria não é pt, convenhamos, todo nós sabemos, o partido dos trabalhadores só ganharam aqui pq não tem segundo turno, somente por isso. É uma cidade com outros valores, não estou aqui a dizer que são ruins ou bons, mas quem mora na cidade há algum tempo sabe exatamente o que digo. Fato esse que só emplacaram os candidatos do partido dos trabalhadores aqui pq investiram e muito nas suas campanhas, e sim, fizeram um bom trabalho pela cidade também, ninguém pode negar, mas só. O pt tem uma grande qualidade que os adversários não tem, pegam juntos, se matam para decidir quem vai, mas quando decidem vão juntos. O grupo encabeçado pelo prefeito, farret e pozzobon são extremamentes fortes e é por isso que o pt trabalha pela desunião deles, trabalham na vaidade de cada um. Se conseguirem superar essas vaidades, irão sempre governar a cidade.

  4. Não se pode desconsiderar o fato de que Santa Maria é uma capital da religiosidade,entre católicos e envangélicos de vários e diferentes crédulos a questão do aborto foi o fato preponderante.Por isso houve está virada e não pelo cadidato local do PSDB um partido derrotado no estado e no país.

  5. @Baixinho da Borracharia!
    Estavam comemorando a vitória do Serra? Pra que e por que? Isso é muito ridículo. Como também é ridículo o comentário de que o Possobon virá como forte candidato nas próximas eleições. Ora, um deputado que se elegeu com as calças na mão não pode representar um perigo tão grande assim, também porque o povo não pode esquecer de que foi ele e seu partido um dos grandes responsáveis por colocar o prefeito Schirmer na prefeitura.

  6. O pessoal do Pozzobom estava comemorando a vitória de Serra em Santa Maria e embrabeceram comigo porque disse uma curiosidade que eu tinha, perguntei para um deles:
    -Tá! O Serra de voces ganhou aqui e agora que o pozzobom é deputado o que que ele pode arrumar com o Serra para Santa Maria?
    Meu Deus!!Viraram no toxa comigo!

  7. se pozzobom tivese tanto poder assim ele teria feito mais voto para deputado em santa maria e governadora yeda seria a mais votada .

  8. @Freud explica
    Não foi forte a campanha DIlma em SM realmente, mas foi duas vezes mais visível que a do Serra. Santa Maria sempre vota na oposição para Presidente. Alckmin fez 40 mil votos mais que lula aqui em 2006. E o grande Serra só colocou 10 mil de diferença na novata Dilma.

  9. @Saul!
    Com certeza eu não vou sumir, até porque não teria razões para isso, ao contrário, me sinto mais vitoriosa que nunca pois consegui eleger meus candidatos.Por enquanto vou comemorar este grande momento, mas pode ter certeza de que já estou me preparando para 2012, porque agora só nos falta reaver a Prefeitura, o que não será difícil creio eu, já que o Prefeito atual será o grande responsável pelo nosso retorno.

  10. Acho que a direção do PT em Santa Maria e mesmo no Estado vão ter que se explicar sobre os motivos de a campanha da Dilma ter demorado duas semanas para decolar. Em Santa Maria, especialmente, a campanha foi pífia. Por quê???

  11. Claudemir
    Estou curioso para ver a postura do Pozzobom daqui para frente. Fica no governo? Sai?
    Sobre isto, bati um papo com o Admar (irmão), ontem.
    O fato é que Jorge Pozzobom fez o povo de Santa Maria acreditar que Schirmer era bom. Botou o povo numa fria. Politicamente ele vai se eximir da culpa? Ou vai assumir que estava errado?
    A situação do prefeito demonstra que muro não combina com sucesso político. Então que Pozzobom diga claramente ao povo de Santa Maria qual a sua posição, até para resguardar suas ambições futuras.

  12. Bom dia.
    Claudemir cadê a Esquina Democratica? Estou na espera para escrever algumas “cositas”. Aproveito para saudar os cumpanhêros pela vitória da Dilma (leia do Lulla. Ficou de bom tamanho. Espero que Ela faça um bom Governo. Gostei do discurso escrito,(não sei por quem) achei importante as colocações. Onde anda os frequentadores desse blog, espero que não desapareçam. Não votei na Dilma, e nem no Serra, mas resta um consolo, já não sou apenas um dos 3%, risos, Nos votos somos dezenas de milhões de Brasileiros. Aqui o Serra deu um totó na Dilma. Estou na espera da turma que já discutia 2012 na Boca do Monte.

  13. Caro Claudemir

    Até onde acompanhei, não vi nos últimos anos o Augusto empunhar nenhuma bandeira, se não a dele. Ambição, oportunismo ou falta de posicionamento? Não sei, só sei que não queria ele de cabo eleitoral ou militante (como queiram), nem pra eleição de síndico ou da UAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo