ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Paquinho” da Prefeitura será arma da oposição (se ela ainda existir) em 2012

Luneta

Pra lá de interessante a pesquisa (mesmo com base talvez pequena, 61 entrevistas) feita pelo Procon e que identifica o perfil dos “superendividados’ de Santa Maria.

Para quem não leu o trabalho, eis um resumo: trata-se de um sujeito (mulher, na maioria) que gasta mais do que ganha ou teve sua renda reduzida.

Ah, recebe entre um e três salários mínimos  mensais e deve até R$ 10 mil. Por fim: tem mais de 35 anos, é casado, trabalha e sustenta entre um e três dependentes.

O “paquinho” (obrigado, amigo Alfran), ou Programa de Asfaltamento Comunitário, ou Pró-Asfalto, pode ser a única alternativa para resolver o problema da falta de pavimentação.

No entanto, pode anotar: se trata também de “arma” política que a oposição (se ainda existir até lá) vai usar com certeza, na campanha de 2012.

Palpite claudemiriano: a oposição (se ainda existir até lá) contraporá o “bem-feito/malfeito” de 2008 com o “prefeito da terceirização”. Funcionará? Isso já é outra história.

Faz um tempão que existe o Dia Nacional do Motorista, em 25 de julho. Propor data municipal ou estadual, como o colunista escutou esta semana, não tem outro nome que não demagogia. E é isso mesmo.

Como é, também, uma série de outras datas que começaram a pipocar, plagiando idênticas homenagens já tornadas lei pelo Estado ou País.

A alguns pode ter parecido piegas. Ao colunista, não. Foi bonita a lembrança de Jorge Pozzobom que, ao festejar o Dia do Advogado, na AL, lembrou seu padrinho no PSDB. No caso, Carlos Edison Domingues.

Em compensação, o tucano tratar como “técnica” a CPI do Arroz é, no mínimo, um engano. Bem feita, respingará em todos os partidos. Inclusive no dele. E isso é política.

Determinação da Justiça, que obriga a UFSM a implantar o ponto eletrônico (e cortar salário de horas não cumpridas) deixou gente bastante nervosa.

Mas, que ninguém se engane: apenas uma minoria se estressou. A quase totalidade, que cumpre seu horário normalmente, esta até gostou. Ou não?

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br (940 mil acessos em julho). Ah, igualmente pode ouvi-lo às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É bom lembrar que os servidores públicos que ocupam cargos de docente e de chefia estão desobrigados por lei ao ponto eletrônico. Ou seja, os técnicos-administrativos em educação foram os escolhidos como bode expiatório da hipocrisia do senso comum! Enquanto isso, amplos setores continuarão livres, leves e soltos porque a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e o justo que pague pelo pecador!!!
    Inclusive, para que a verdade seja restaurada a imprensa, tão preocupada com seus chavões moralistas, deveria fazer uma grande pesquisa dentro da universidade junto aos alunos e usuários desta instituição,preservando o anonimato para evitar perseguições futuras, para se ter um real diagnóstico de onde estão os (des)compromissos públicos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo