Artigos

Nelson, até breve!!!! – por Carlos Costabeber

Fiquei chocado com a maneira como o meu amigo Nelson Jobim saiu do Ministério da Defesa. Com aqueles que falei, também ninguém entendeu do porquê, ele teria provocado a Presidente Dilma, a ponto de tirá-lo do Governo.

Todos que o conhecem sabem que o Nelson é uma das mais expressivas figuras da República. Um cara que foi brilhante em todas as funções públicas que assumiu, e dotado de uma inteligência e de uma capacidade de trabalho invulgares. Um legítimo “animal político”, como me definiu o amigo e professor Albano. Um homem frio, metódico, visionário.

Então, fica no ar essa questão, até pela maneira inédita como um Ministro desse porte provoca a sua saída do Governo.

Mas penso que o País vai sair perdendo, e mais ainda, as nossas Forças Armadas.

O Nelson era admirado e respeitado pelos militares, pois devolveu à Força, a importância que lhe é devida. Ele convenceu a sociedade brasileira (a começar pelo Presidente Lula), de que não existe um país que seja uma potência econômica, sem que tenha uma estrutura bélica do mesmo porte.

Em sua última entrevista no programa Roda Viva da TVE, o Nelson deu um show, mostrando que devemos desenvolver internamente tecnologias para não depender mais da simples importação de equipamentos. Da necessidade de termos um aparato militar, não para guerrear, mas com poder de “dissuasão”; afinal, somos uma nação com gigantesco potencial energético, e com as maiores reservas de água doce do mundo. Além de sermos capazes de alimentar boa parte da população mundial com nossa produção agrícola.

Tudo isso não é brincadeira !

E o Nelson provou que não restava alternativa ao Brasil, a não ser investir na reestruturação de suas Forças Armadas, modernizá-las com base em tecnologia nacional, e integrá-las, tanto na organização como no emprego tático conjunto.

Também sempre defendeu a tese de uma ação conjunta de todos os países da América do Sul, em torno de uma estratégia única de defesa. Pelas mesmas razões, de proteção aos ricos recursos disponíveis no Continente (ele se entendia bem com os vizinhos complicados, como Venezuela, Bolívia e Equador).

Também é muito clara a sua visão para a Amazônia, e de como devemos preservá-la, em conjunto com os países limítrofes.

Em síntese, todas essas idéias (e muitas outras) o Nelson concentrou na ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, assinada pelo Presidente Lula.

Meus amigos!

Com essa pequena exposição, não só estou expressando toda a admiração que nutro pelo amigo Nelson Jobim, como deixo clara a tristeza com que o vejo partindo.

E Santa Maria será a grande perdedora, pois abriga a mais poderosa concentração de combate do Brasil. Não restam dúvidas de que ele influenciou o reequipamento da nossa Base Aérea como 8 novissimos helicópteros Black Hawk, assim como apoiou a centralização do Programa Leopard (blindados) em nossa cidade.

Não sei dos seus planos, para uma eventual volta ao cenário político brasileiro. Afinal, pouquíssimos homens públicos desse País têm o preparo (e até a presença fisica) para assumir a Presidência da República. E esse é o meu sonho !!!!!!!

Mas sei que, por enquanto, o Nelson deverá deixar Brasília onde tanto se destacou, para morar em seu novo apartamento em São Paulo.

A nós, só resta esperar que esse pupilo do grande Ulisses Guimarães possa voltar ao cenário político brasileiro. Afinal, a nação não pode prescindir de um filho tão ilustre.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Olha, pra mim ele já foi tarde. Ele foi fraudador confesso da Constituição de 1988, frequentava os salões da embaixada norte-americana passando informações sigilosas aos gringos(segundo informou o Wikileaks), é arrogante e, além de tudo, passou a dar declarações insanas no intuito de tentar “cair pra cima”.
    Até nunca mais, Mr. Johnbim*!
    *Assim ele é chamado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.

  2. Belo texto. Retrata quem é Nelson Jobim, só faltou dizer algo sobre sua saída do Ministério. Conheço o Nelson desde de 1979 na UFSM. Acompanho sua trajetória admirável até os dias atuais. Acredito que deve ter planejado sua saída do governo. Certamente sabia que nao ficaria Ministério chamando os Petistas de burros, criticando Ministros e dizendo que votou no Serra. Mas registres-se, diferente dos outros que sairam, ele saiu sem denuncia de corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo