ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Trololós em torno de alianças para outubro e outras questões

 Por EDER R. FLORES (interino)

Luneta

O pré-candidato do DEM ao Executivo, Moacir Alves, envia e-mail ao colunista explicando os motivos de sua intenção em concorrer, balanceando o tópico “Barganha do DEM” da última semana. Resumo da ópera: coloca a decisão nas mãos do partido. 

Porém, o democrata, que se diz satisfeito com a parceria feita pelo DEM com o governo, dá umas estocadas em setores da Prefa. “Mas nem tudo são flores, a saúde (a pasta da saúde ou a SMS) não conseguiu em três anos de governo dar o trato pronto e objetivo aos lamentos da população!”. Ele que disse.

Tudo leva a crer que a coligação do PT para a eleição estará restringida ao PSB e outros menores. O PR quer apoiar o governo; o PTB já está encravado no Paço Municipal; e o PCdoB depende da Manuela D’ávila. O que fazer nesta situação?

Engana-se quem pensa que este amontoado de partidos no governo foi feito por afinidade ao PMDB e PP. No final das contas, todas as negociações, inclusive com os nanicos, são para aumentar o tempo de rádio e TV para a campanha eleitoral.

Pessoa muito bem informada do trâmite petista em Santa Maria afirma: o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, pode ser a surpresa da eleição. Como assim?!!! A angústia do PT em encontrar um nome de porte para concorrer chegou ao governador Tarso Genro.

Para não deixar a “cumpanherada” a ver navios, poderia liberar Fabiano, que não tem mandato político, para disputar o pleito e no seu lugar surge Valdeci Oliveria. Nesta situação, o deputado seguraria o posto para o secretário, caso haja uma derrota nas urnas a vaga estaria garantida.

Na possibilidade do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) anunciar que será candidato a prefeito em outubro, quem será o vice? Que partidos estariam livres para a composição?  

Reza a lenda que o PDT estaria aberto ao diálogo com o tucano Pozzobom. Neste caso, o que não é novidade, o secretário de Mobilidade Urbana Marcelo Bisogno (PDT) seria o vice. Fora os brizolistas, quem poderá compor a majoritária? O DEM… pouco provável.

A eleição municipal poderá ser decidida pelas juventudes partidárias. PT, PMDB, PDT e PSDB largam na frente neste quesito. Será o momento de mostrar quem tem mais vigor para buscar o voto dos jovens.  

Relatos das famílias que moram nos containers da Prefeitura: “No inverno, isso aqui vira uma geladeira. O gelo prolifera nas paredes”. “Não dá para aguentar o calor nesses vagões. Nem o capeta ficaria aqui”. Vem cá, imagina a situação dessas pessoas. É comovente…

Bom, agradeço ao amigo Claudemir Pereira que me concedeu a honra de escrever neste requisitado espaço. Espero que “estas mal traçadas linhas” possam ser bem interpretadas. Dúvidas e reclamações, neste período, para [email protected] ou @ederrflores. Na próxima, o doutor retorna das férias.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo