ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Os mortos pela peste bubônica. E também os seus herois

Isso é história!

1912, 16 de agosto – (sequência da semana passada)… – Os mortos (na epidemia de peste bubônica) arrolados foram Gil Brum Corrêa (o primeiro), Almerinda Veríssimo Corrêa, Clélia Bica, Maria José Bica, Saadi Bica, Francisca Pavão, Matilde Pavão, a empregada Regina, João Francisco Salva, Antônio Salva, José Gomes Fortes, duas senhoras da família Fortes, o boleeiro de Régulo de Moraes e o padre Paulo Bosslet. Existem suspeitas de mais casos mortais, em doentes subtraídos à vigilância das autoridades e conduzidos para o interior do município.

Merecem citação os nomes dos médicos que não abandonaram a cidade e arriscaram a vida no cumprimento do dever, salientando-se os Drs. Francisco Mariano da Rocha e Vitor Guilherme Teltz, que lutaram na primeira linha, e mais Astrogildo de Azevedo, Nicola Turi, Becker Pinto, Alfredo Torres, Valente Ribeiro, Erasmo Soares, José Mariano da Rocha, Alberto de Souza, Guilherme Rau, o homeaopata Elvídio Cabeda Peres, e também Fernando Flôres, funcionário da Diretoria de Higiene: os padres Caetano Pagliuca e Pedro Wimmer e as irmãs, os enfermeiros e as enfermeiras do Hospital de Caridade, cujos nomes se perderam no tempo, como a lembrança dos heroísmos que praticaram.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo