ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Novidade da campanha: o “todos contra um” se tornou inviável

Helen e Pozzobom talvez até não desejassem. Mas terão que se confrontar

Rememorando as últimas disputas eleitorais para a prefeitura, o que há de comum é a campanha do “todos contra um”. Mesmo que o “todos” estivesse dividido. Assim foi em 2.000, em que, a partir de determinado momento, cada qual a seu modo, os adversários do petista Valdeci Oliveira se uniram para combatê-lo. Perceberam tarde demais a força emergente, mas ainda assim tentaram.

O mesmo ocorreria quatro anos depois. Separados, José Farret e Cezar Schirmer bateram em um candidato forte que buscava (e levou) a reeleição. Só na antevéspera do pleito (os nem tão antigos lembram), se notou que farrezistas, brabos com schirmistas, se aliaram tacitamente ao petista.

Já em 2008, unidos, Farret e Schirmer bateram em Paulo Pimenta, para vencer. A candidatura de Sandra Feltrin, que confrontava todos, foi simbólica e reuniu descontentes de todos os lados. Afinal, creia, ainda estão para nascer 10 mil eleitores puramente esquerdistas em Santa Maria.

E agora? Em mês e meio começa a campanha. O alvo, se poderia dizer, é Schirmer. Mas não único. O governista (e é assim que funciona) terá dois adversários para enfrentar. Estes, embora se diga (mais como pressão que por razões efetivas) possam estar unidos contra o atual prefeito, terão que combater um ao outro, nem que seja por motivação histórica. Helen Cabral e Jorge Pozzobom até podem se colocar taticamente contra Schirmer. Mas, objetivamente, um e outro disputarão o mercado oposicionista. E terão que se diferenciar.

Sim, uma campanha animada se aproxima, e beeem diferente das últimas, pode apostar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @Paulo Santos

    não esqueça que o olivio foi bem pior………porque a estrada de bossoroca no governo dele foi a pior do mundo………..aquilo sim foi um baita atraso……..para o RS.

  2. Seixas :
    Será uma campanha vista do alto, pois tucanos tem asas próprias para voar, os petistas possuem estrela, presente no céu, e os PMDB…bom, os do PMDB a alto custo, andam de balão!!hehehe

    Os do PMDB tem o pé no chão… e é isto que o povo quer… só respondo pelo trocadilho do Seixas (Wilmar?) pois nao voto em nenhum deste que se apresentam…

  3. Será uma campanha vista do alto, pois tucanos tem asas próprias para voar, os petistas possuem estrela, presente no céu, e os PMDB…bom, os do PMDB a alto custo, andam de balão!!hehehe

  4. o Pozzobom vai servir ao PT. Sera instrumento do PT para falar do governo que ainda compõe. Pozzobom + Yeda = atrasso.

  5. Era criança à época, mas meu Abuelo contava estórias e História. A chamada do site (Todos Contra Um) me lembrou a campanha do saudoso Dr. Adhelmo Genro: “6 contra 1″…

  6. Segundo um amigo do Dep. Bom, ele tem uma carta na manga que é capaz de desmoronar o castelo da Venancio, em poucos segundo, diz este amigo quem viver vera, estamos de olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo