Artigos

Incubadora Social da UFSM – por Felipe Martins Müller

A UFSM pretende dar início em breve às atividades da sua INCUBADORA SOCIAL (IS UFSM), estrutura acadêmica de ensino, pesquisa e extensão que fará parte do Polo de Inovações Tecnológicas e Sociais da Universidade.

Entre as metas da IS UFSM destaco que ela estará voltada a atender três grandes demandas dos empreendimentos de Economia Popular Solidária, Culturais e de Agroindústrias, com vistas a proporcionar melhores condições sociais, econômicas e culturais a trabalhadores nas áreas de inserção da UFSM. Entre os grupos sociais prioritários, nossos futuros “parceiros”, destacamos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou em fase de organização solidária, a exemplo dos trabalhadores assalariados e/ou autônomos; estudantes egressos da UFSM; empreendimentos de economia popular solidária; agroindústrias familiares; projetos/empreendimentos culturais; movimentos sociais; instituições não governamentais (ONGs/OSCIPs); grupos comunitários organizados; entre outros.

Na sua atuação a IS UFSM possibilitará o processo de autonomia e de autogestão das experiências incubadas, para que as mesmas consigam ter viabilidade econômica, especialmente os empreendimentos formados por mulheres e aqueles que estejam à margem do mercado de trabalho, constituindo-se em formas de inclusão socioeconômica e cultural dos sujeitos, frente à vulnerabilidade social. Com isso, o processo de incubação poderá auxiliar na formalização e legalização das experiências informais de trabalho, transformando-as, por exemplo, em associações e/ou cooperativas.

Destaca-se, portanto, o papel das incubadoras no fortalecimento das cadeias produtivas locais e regionais por meio da inovação, com a utilização de tecnologias sociais. Estas correspondem a conhecimentos e metodologias transformadoras, desenvolvidas especialmente pelos saberes populares e apoiadas tecnicamente pelos saberes científicos, no caso, aquele que a Universidade poderá dispor aos empreendimentos.

Diante desta proposição, pode-se compreender a inovação como algo novo ou ainda como “renovação”, posto que a UFSM, por meio do seu aparato técnico, objetiva o emprego do seu potencial de tecnologias para inovar e possibilitar o desenvolvimento social, proporcionando, assim, a elaboração de novos produtos, serviços e técnicas, mas também outras formas de gestão, visando sempre a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A ideia de uma IS na UFSM vem amadurecendo ao longo dos últimos anos, especialmente pelo trabalho extensionista de muitas áreas do conhecimento e pelas relações comunitárias da Universidade. Para tanto, o Plano de Gestão 2010/2013 da Instituição, em suas linhas estratégicas, aponta que a Universidade deve priorizar o foco na inovação e na sustentabilidade, prevendo (…) “o estímulo ao desenvolvimento de projetos e ações alinhados com o contexto da sustentabilidade nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica e também em outras dimensões que respeitem a identidade das diversas áreas de atuação da Instituição”. Portanto, seguindo este direcionamento de produção de conhecimento com compromisso social, a UFSM estará implantando a Incubadora Social por meio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

A atuação da Incubadora Social se dará no campus de Santa Maria e demais campi (Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins), bem como municípios que compõem a Associação de Municípios da região central do Rio Grande do Sul (AM CENTRO), e nos municípios dos entornos das cidades próximas as nossas unidades de ensino.

Por fim, desejo salientar que as ações de incubação também serão desenvolvidas com os empreendimentos nas suas próprias sedes ou espaços de organização, levando-se o trabalho de incubação até a comunidade onde residem os integrantes das iniciativas. Afora isso, dependendo de cada caso, serão realizadas ações/atividades a distância, por meio das ferramentas atualmente disponíveis na UFSM através de seu Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).

Conforme planejamento em execução, apenas dependendo de uma reforma de um pavilhão no atual Centro de Eventos, a IS UFSM deverá publicar edital de seleção de empreendimentos no 2º semestre de 2012 e iniciar sua atividades efetivas de pré-incubação no 1º semestre de 2013.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo