ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Rosa, a primeira escrava libertada

Isso é história!

1801 (final do ano – data indeterminada) – São trazidos para a região de Santa Maria 7.700 ‘animais de toda a espécie’, tomados aos espanhões na conquista das Missões.

1801 (data indeterminada) – Primeira libertação oficial de escravo em Santa Maria. No registro de batismo de Rosa, filha dos escravos Cipriano, da Bahia, e de Angélica, de Angola, África, de propriedade de Manuel da Silva Ávila, consta que este e sua mulher, Maria da Silova, ‘declararam para todo o sempre libertada a sua afilhada como se livre nascesse, e, para todo o tempo constar esta verdade, escrita ficava no termo de assentamento do batismo’, um dos últimos efetuados pelo capelão da Partida, Pe. Euzébio, na Capela do Acampamento de Santa Maria (Arquivo do Bispado de Santa Maria, Batismos de Cachoeira, livro I).”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo