Artigos

Caso Corsan, lições e perguntas pendentes de resposta! – por Carlos Costabeber

A semana que passou foi dominada pela “briga” entre a Prefeitura e a Corsan. Eu mesmo já havia me posicionado (edição do dia 13 em A Razão e aqui no site) favorável a renovação do contrato com a Estatal.

No entanto, fui convencido pelos argumentos do Prefeito Schirmer, assim como toda a imprensa local.

Realmente a Corsan “deve” muito à Santa Maria; e eu mesmo sempre cobrei uma solução para a falta de uma rede de coleta de esgotos em Camobi – incluindo o Campus da UFSM e a Base Aérea.

Quando visitei o Governador Tarso Genro, bem no inicio do seu governo, pedi só duas coisas para Santa Maria: (1) a duplicação da Faixa Velha, e (2) o esgoto para Camobi.

Ele aceitou a missão, e as duas pautas já estão andando, felizmente.

Mas voltando ao caso da Corsan, pode-se tirar algumas conclusões:

(1) Como o assunto se estenderá até 2016, como ficarão os investimentos da Corsan na ampliação da rede de esgotos da cidade ? Fora o compromisso com Camobi, acho que tudo será “congelado” por dois anos;

(2) A Prefeitura poderia ter colocado a sua posição publicamente, com muita antecedência. Assim, não precisaria estar dando explicações, quando surgiu a pressão final da Corsan. Realmente a Comunicação Social da Prefeitura deixou de se antecipar aos fatos;

(3) A Câmara de Vereadores, com a mudança no comando da Casa, não foi convocada para as negociações finais. Até porque, nada poderia ser decidido, sem o aval da Câmara;

(4) Estou convencido que o “plano B” da cidade não passa pela criação de uma empresa pública municipal, e sim, pela privatização desses serviços – a exemplo do que foi feito recentemente, por Uruguaiana e São Gabriel.

Por fim, mesmo dando razão à Prefeitura, a população de Santa Maria sente que “tem alguma coisa mal explicada no ar”; tanto por um lado como por outro.

Afinal, não é uma questão simples, corriqueira; trata-se da qualidade de vida dos santa-marienses, uma vez que só 50% das residências estão ligadas à rede de esgotos. Só 50%! E antes de ampliar a rede de coleta, é preciso investir dezenas de milhões de reais na ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

A questão continua em aberto, e os santa-marienses estão exigindo mais respostas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Não devemos apenas olhar os problemas em torno de nosso umbigo. Isso é egoísmo! Trata-se do Saneamento de Santa Maria. É uma questão muito mais abrangente!! Alguém já pensou em qual o impacto que a privatização do sistema de Santa Maria trará?
    A água é um bem de todos, deve ser pública! Não seria mais inteligente discutir com a empresa de saneamento as alternativas de melhoria? Quando um casal está com problemas em casa é melhor discutir os assuntos ou pedir divórcio? A separação nem sempre é a solução. Às vezes é a pior delas, principalmente para os pequenos…

  2. Acho que a CORSAN vai aregar nesta fase final e quem vai sob será Camobi. Nosso bairro fede ainda mais nestes dias quentes. Muita gente liga esgoto dos banheiros na da chuva. Corre uma agua preta até em dias secos. Acho que deveria ser fácil achar quem ligou, basta ficar na esquina e ver quando tem esgoto.
    Nao querem ver. Enquanto isto um baixa redor pois tudo fica parado dentro dos canos.
    Eu queria alguma empresa que funcione, pode ser privada, pois a CORSAN merece um zero aqui em CAMOBI.

  3. QUe nosso prefeito mande embora logo estes pilantras! Quando falta água e ligamos podemos morrer esperando e por mais q prometem uma equipe no lugar nunca aparecem! QUe venha as empresas privadas, aqui nesse país só funciona assim, fez continua, não fez cai fora! Estatal quebrada, só mente, falida! SM é a cidade que mais dá lucro pra Corsan pq é a q custa menos pra eles… se Deus é bom teremos um serviço de qualidade em 2016! Bota eles pra fora schirmer!!!!!!!!

  4. O Sr. Ferraz não vai se manifestar para dar a sua opinião neste tópico? Já temos duas opiniões favoráveis às empresas privadas de abastecimento de água e saneamento e nenhum para a corsan!

  5. São Gabriel dá graças a Deus por não ter mais a Corsan na cidade. Antes era uma briga pra irem ver um chamado, taparem um buraco, arrumarem uma calçada ou seja lá o que for. Hoje somos atendidos com respeito e ainda pagamos menos na conta. Minha mãe mora em Uruguaiana e também agradece por não ser mais escrava da Corsan. Com as empresas privadas não há cabide de empregos, politicagens… quem não trabalha ta na rua e por isso a coisa anda bem!

  6. Cidadões da aldeia têm agora uma idéia bem clara do que acontece. São iguais somente na hora de digitar o voto na urna.
    Quantos moradores da cidade podem visitar o governador e solicitar prioridades para atuação no município em que vivem? Nada ilegal. Mas é legítimo?
    A população de SM sente que, de fato, tem algo mal explicado no ar.

  7. Caro amigo, Carlinhos, e leitores. Gostaríamos apenas de deixar claro que os investimentos da Corsan pelos próximos dois anos não ficarão congelados, haja vista que a companhia tem um contrato a cumprir com o Município. O “não acordo” entre a Corsan e a prefeitura nada tem a ver com a continuação das obras de esgoto em Camobi, por exemplo. De toda a forma, a prefeitura está convencida de que a Corsan concluirá os serviços já iniciados na cidade até o final de 2016.

    Abraços!

    Luiz Otávio Prates
    Secretário adjunto de Relações de Governo e Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo