ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Felipe Konradt, o lombilheiro liberal

Isso é história!

1834 (data indeterminada) – Chega à povoação o alemão joão Felipe Konradt, de profissão lombilheiro, que se estabeleceu a princípio no povoado de Boca do Monte. Ele e seus descendentes aportuguesaram o sobrenome para Conrado e até hoje encontram-se em bom número em Santa Maria. Partidário extremado do Partido Liberal, que sempre dominou a política santa-mariense no Império, passou a ser conhecido por Felipe Liberal, sobrenome que usou até em registros públicos, como no assentamento de batismo de uma criança, em 21.6.1855, como padrinho, existente no Arquivo do Bispado de Santa Maria. Amigo inseparável de José Alves Valença, sob suas ordens fez toda a Revolução Farroupilha, curtindo mil trabalhos, sendo citado por Antônio Vicente da Fontoura em seu famoso Diário.

Conta-se que, durante a Revolução, em noite de frio intenso, Felipe Liberal cortou seu poncho em quatro pedaços para agasalhar três companheiros…

…Deixou grande descendência, citando-se as poetisas Jaynha (Jainha), casada com o Dr. José Maria Gomes, e Aplecina, casada com Manuel do Carmo.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo