Coluna

IMPRESSA. Na edição deste sábado, os partidos e o “nó górdio” da eleição para a Câmara de Vereadores

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição de sábado, 14 de maio, no jornal A Razão:

Plenário da Câmara de Vereadores: renovação compulsória, além da que já ocorrerá naturalmente (foto Deivid Dutra/A Razão)
Plenário da Câmara de Vereadores: renovação compulsória, além da que já ocorrerá naturalmente (foto Deivid Dutra/A Razão)

Os partidos e o nó górdio o pleito para a Câmara

Conferindo a relação dos atuais vereadores, retirando aqueles que já afirmaram não concorrer à reeleição e aqueles que se envolverão, como candidatos, no pleito majoritário, é possível afirmar que, por inércia, já haverá uma renovação de um terço no parlamento municipal.

Se a esse fator somar-se a renovação histórica, não é improvável supor que haverá, a partir de janeiro, e sendo bondoso, no mínimo metade de diferentes (não necessariamente novos) parlamentares dando seu recado político com uma cadeira na Câmara.

É essa disputa que se está discutindo, no interior das agremiações. Como garantir, num ambiente em que há pelo menos 50 (e o número, creia, não é aleatório) candidatos potencialmente elegíveis, condições de manter ou ampliar ou criar uma bancada.

Não duvide: candidaturas a prefeito que, de outra forma, não se criariam, podem virar realidade. Tudo para ajudar a legenda e, quem sabe, emplacar (mais) vereadores.

NO LIMITE DA LEI

Tem pré-candidato (a prefeito e a vereador) se esforçando muito para burlar a lei eleitoral. E há adversários de olho, prontos para “satisfazer” esse esforço. Sim, é de propaganda antecipada que se escreve aqui.

PRIMEIROS MURMÚRIOS

Sob o manto da austeridade, o presidente interino Michel Temer reduziu o número de ministérios. Mas não é provável que tenha errado a mão, ao limar a pasta de Cultura, conquista de 30 anos do setor e da sociedade.

BESTUNTO FALHOU

Bem ao contrário do que a coluna anotou ontem (o bestunto deve ter sido avariado), a decisão unânime do Diretório do PMDB, quarta, foi NÃO reconhecer a eleição de Marcelo Acosta para a Coordenação Regional. Aprovou manifesto. E por aclamação.

PROVOCAÇÃO. HEIN?

Ideia do PMDB convidar José Farret para se filiar ao partido é levada a sério, internamente. Mas, fora do peemedebismo, poucos acreditam. E há quem, no PP, entenda até ser provocação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dão muita importância para o “ato simbólico” e o “simbolismo”. Também acham que para resolver qualquer problema é necessário uma burocracia dedicada.
    Ministério da Cultura tem 30 anos e o que melhorou a cultura? Milhões de reais via Lei Rouanet, política pública, para shows de sertanejo pop e axé pop que de sertanejo e axé têm muito pouco. Captação de recursos para filmes sofríveis feitos por artistas globais. Incentivos para gente com carreira estabilizada em detrimento de projetos mais importantes e sem apelo comercial.
    Sem falar no apoio político. Artistas amigos do rei aprovam projetos com maior facilidade. Artistas amigos do rei conseguem patrocínios de empresários e estatais com maior facilidade. Renúncia fiscal que tira dinheiro de outros setores como saúde, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo