Artigos

Investir em Santa Maria é olhar com carinho para o futuro – por Roberto Fantinel

O articulista e uma reflexão sobre potencialidades para desenvolver a cidade

A Santa Maria que queremos é uma cidade bonita, acolhedora e amiga do empreendedor. Tenho convicção de que proteção social não se faz sem desenvolvimento econômico. E uma cidade bonita é aquela que oferece condições verídicas, com segurança, lazer e oportunidade de expandir. O coração do Rio Grande é grande o bastante para avançarmos em um futuro não tão longe assim.

Responsabilidade. Comprometimento. Diálogo. Este é o momento para apostarmos em um novo começo e reforçarmos as inúmeras potencialidades da nossa terra. É tempo de construção coletiva. É hora de projetarmos um futuro oportuno, abrangente e desafiador.

Empreender é um desafio e é, antes de tudo, um exercício diário de aprendizado, de humildade, de persistência, de tentativas, de erros e acertos, de superação, e é justamente esse o momento que vivemos: superação. Daí a importância de pensarmos carinhosamente no futuro da nossa cidade. De unirmos esforços, de sermos parceiros, de sabermos articular e respeitar os melhores projetos para nos desenvolvermos.

Pela falta do conjunto de ideias, perdemos força, perdemos a ESA, símbolo do progresso para Santa Maria e região. Não tivemos abertura e nem diálogo para nos somarmos ao processo. Precisamos agir de forma individual, fomos separados por interesses políticos e perdemos a oportunidade de transformarmos a realidade da nossa cidade. Quando falo em carinho, é pensando no todo, em todos. Em quem passou por dificuldades, em quem busca um espaço para recomeçar.

Pensar no futuro implica agir no presente. De forma coerente, transparente, responsável e objetiva. Há quem questione se podemos nos referir a este novo momento como um pós-pandemia, ou se ainda estamos vivendo a onda do Covid-19; mas independente de A ou B, cabe a nós defendermos políticas públicas de qualidade, com menos custos e burocracias e mais oportunidades para o desenvolvimento social e econômico da nossa gente.

Precisamos evoluir para contribuir na retomada do segmento de eventos, um dos mais impactados durante a pandemia. Devemos focar em negócios com foco na inovação e tecnologia para aumentar a produtividade. Temos um longo caminho pela frente, é verdade, mas estamos comprometidos e apostando na retomada das atividades para recuperar a economia que gera empregos, renda e desenvolver o mercado rumo a um futuro de prosperidade aqui na Assembleia Legislativa e na nossa Santa Maria.  

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Este é daqueles. Obvio que muito dificilmente alguém com palanca para investir na urb lerá o artigo, com toda probabilidade. E, mesmo que acontecesse, a decisão não seria influenciada por palavras ‘fofas’. Moda da última semana foi novamente o turismo. Ainda querem copiar Gramado. Problema é que a cidade da serra fica a duas horas de POA. Também duas horas de Caxias. Só ai já existe um mercado considerável. Dá para tomar café de manhã, ir para a referida cidade, almoçar por lá , frequentar o comercio e voltar no fim da tarde. Ou voltar tarde da noite depois do jantar. Festival de cinema ajudou, um monte de gente famosa saiu fazendo propaganda pais a fora. O que se vê é gente que nunca participou de atividade empresarial querendo ensinar os padres a rezar missa. Advogados(as), dentistas, economistas de academia, medicos, jornalistas, etc. Resumo da ópera é que a aldeia já não sai de onde está pelos proprios meios, a classe dirigente (politicos e iniciativa privada, os mesmos de sempre) não tem a minima ideia do que fazer e tentam corrigir o problema com marketing. Alás, duplicação de rodovia e aeroporto não mudam a cidade de lugar. Há o risco de esperarem 40 anos e acontecer absolutamente nada depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo