Artigos

Distrito Criativo: o coração da nossa cidade será cuidado com amor – por Jorge Pozzobom

As pessoas e muitos outros atores, além da Prefeitura, darão vida ao projeto

Prefeito Jorge Pozzobom e seu vice, Rodrigo Decimo, junto aos demais integrantes da governança do Distrito Criativo durante o lançamento da iniciativa no dia 27 de abril, no Theatro Treze de Maio (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Quando se fala em Distrito Criativo, surgem muitas dúvidas a respeito do que é, exatamente, essa definição. Mas, creio que conseguimos deixar esse conceito mais palpável durante o lançamento do nosso Distrito Criativo Centro-Gare, que foi apresentado oficialmente para a cidade em uma linda e emocionante cerimônia no dia 27 de abril, no Theatro Treze de Maio, justamente num prédio que está localizado na área do Centro Histórico Ferroviário de Santa Maria e que faz parte do Distrito Criativo do Município.

Aliás, cabe ressaltar que entre tantas presenças destacadas no lançamento, participaram a economista Ana Carla Fonseca Reis (de forma virtual, por meio de vídeos), profissional de atuação reconhecida mundialmente na área de cidades criativas e sócia da empresa Garimpo Soluções, de São Paulo, e a secretária adjunta de Cultura do Estado, Gabriella Meindrad (de forma presencial), que representou a titular da pasta, Beatriz Araújo, e o governador Ranolfo Vieira Júnior. 

Numa área de 80 hectares que tem como eixo principal a Avenida Rio Branco, o Distrito Criativo vai da Praça Saldanha Marinho até a Gare, estendendo-se ao longo de duas quadras para cada lado da avenida, incluindo, ainda, o Parque Itaimbé. Ou seja, ele está situado no coração de Santa Maria. E como se trata de coração, temos de cuidar muito bem dele, pois é vital.

O mesmo deve ser feito em relação aos espaços e ao patrimônio histórico inserido nesses espaços, patrimônio esse que é de um valor cultural inestimado, como a Vila Belga, a Casa de Cultura e a Estação Férrea, citando apenas alguns exemplos. Afinal, é a história da nossa cidade, a nossa história.

Esse projeto grandioso, feito a várias mãos, já está em andamento na prática. No que diz respeito à revitalização de prédios e áreas que fazem parte do Distrito Criativo Centro-Bairro, várias são as ações que já estão em andamento ou em fase de planejamento e captação de recursos. Trago como exemplo as obras de drenagem pluvial e pavimentação de ruas da Vila Belga, o Clube dos Ferroviários, que foi contemplado pelo projeto Iconicidades, do Governo do Estado, para receber os projetos de revitalização do local, e a busca incansável da Prefeitura por recursos que possam ser investidos no prédio da antiga Casa de Cultura, entre tantos outros.

É claro que cuidar da estrutura desses espaços físicos é importante e servirá de base para algo muito maior, que é justamente o propósito dos Distritos Criativos espalhados pelo mundo afora: fazer desses locais áreas atrativas para abrigar empreendimentos da economia criativa e, o mais importante, atrair as pessoas. Afinal, sem elas, nada disso teria sentido, porque são as pessoas que fazem a roda girar e as coisas acontecerem.

E quando falo em economia criativa, eu me refiro a tantas oportunidades de negócios em áreas como cultura (música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas, artesanato, entre outras), gastronomia, agricultura familiar (feiras de produtos saudáveis e sustentáveis, por exemplo), turismo de um modo geral e tudo mais que possa gerar bem-estar nas pessoas.

O Distrito Criativo representará geração de emprego e renda, ou seja, desenvolvimento para o Município, mas, principalmente, troca de experiências e conhecimento. Digo e repito: as pessoas são essenciais nesse processo todo. E isso é o que temos de mais lindo em Santa Maria.

Não faremos nada sozinhos. Somam-se à Prefeitura, que tem na figura do meu vice-prefeito Rodrigo Decimo uma peça fundamental na engrenagem do Distrito Criativo Centro-Gare, nossas universidades (UFN e UFSM) e diversos grupos e associações da sociedade civil. A Prefeitura tem papel importante para que esse projeto audacioso dê resultados, principalmente no que envolve infraestrutura. Mas, serão todos os demais atores envolvidos na iniciativa, inclusive você que está lendo este texto, que darão forma e vida para o nosso Distrito Criativo.

Tudo isso com muita energia e muito carinho investidos. Porque o coração da nossa Santa Maria merece e deve ser tratado com muito amor!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Kuakuakua! Lembra a duplicação da Faixa Velha. Era para durar dois anos ‘mas dá para fazer em um’. Dai criaram uma ‘comissão de acompanhamento’. Obra atrasou e a comissão sumiu. ‘Primeiro a gente faz depois a gente mostra’, enquanto a cidade ficar na mão de empulhadores a decadencia continua. Para ver ‘cuidado com amor’ no Centro basta ver o Calçadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo