Artigos

Mais que histórias, o Treze de Maio é Vida – por Roberto Fantinel

O articulista e 25 anos da reabertura do Theatro, “onde existe uma história”

Não há na história de Santa Maria uma única pessoa que ao atravessar a Praça Saldanha Marinho não tenha se apaixonado pelo impetuoso Theatro Treze de Maio. As paredes antigas contam mil histórias de um passado extraordinário, um presente encantador e um futuro desafiador.

O Theatro Treze de Maio foi fundado em 1890. A sua criação foi uma consequência dos movimentos culturais de Santa Maria, no final do século XIX. Na época o município tinha cerca de 25 mil habitantes e encontrava-se em extraordinário crescimento. A chegada da ferrovia, dos trilhos e dos trens, em 1885, foi fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Tornando-se então protagonista no desenvolvimento da região central.

Com a ascensão da cidade Coração do Rio Grande, nascia também o sonho de construir um teatro, uma iniciativa do farmacêutico e empresário João Daudt Filho. A Sociedade 13 de Maio deu luz ao sonho de edificar o prédio localizado no centro da nossa cidade. Entre séculos de história o Theatro ressurge, e neste ano comemora 25 anos de sua reabertura.

Sou apaixonado pelas belezas que a arte é capaz de despertar. Ter essa terra com título de “Cidade Cultura” representa em meu peito um misto de felicidade e emoção. Carinho este demonstrado através da destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil em apoio a nossa arte. Atitude reconhecida no dia do meu aniversário quando recebi a bela homenagem do Theatro por incentivar a cultura e tornar possível o desenvolvimento da arte e das mais grandiosas emoções que só ela consegue nos proporcionar.

Neste palco existe uma história. Existe uma vida que de forma surpreendente sobrevive e mantém viva a cultura da nossa gente. O Theatro que acolhe o mundo e que nos leva para além das fronteiras da imaginação. Neste palco existem milhões de sonhos…

Quero encerrar e parabenizar cada membro, associado e parceiro do nosso querido e sempre amado Theatro Treze de Maio.

HOMENAGEM: Ao amigo e Deputado Estadual Beto Fantinel

“Apoiando a cultura, você torna possível o desenvolvimento da arte e das mais belas emoções que ela pode proporcionar.

Por isso, queremos agradecer ao amigo e deputado pelo empenho junto a parte da emenda parlamentar destinada ao Theatro Treze de Maio.

O seu apoio e seu gesto são aplaudidos por aqueles que lutam para fazer da nossa cidade uma ‘Cidade Cultura’. Estamos com as portas abertas para recebê-lo!”

– Ruth Péreyron, diretora do Theatro Treze de Mario.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Nota do Editor. A foto (de Divulgação) que ilustra este artigo mostra o articulista e a Diretora Ruth Péreyron, no saguão do Theatro Treze de Maio.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo