Câmara de VereadoresEducaçãoEleições 2014EstadoJudiciárioPolíticaPrefeituraSegurançaTrânsitoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Comício petista, Câmara e o prédio, prefeito cassado, taxistas, 190 da BM, UFSM…

OLÍVIO Dutra (E), candidato ao Senado, e Tarso Genro, ao Governo do Estado, foram as grandes estrelas do comício de campanha acontecido agora à noite, na Praça Saldanha Marinho. Foi a mobilização dos petistas e dos partidos aliados buscando agitar a militância para os últimos dias de campanha. Abgail Pereira, a candidata a vice, participou de debate na TV Com (Foto Twitter)
OLÍVIO Dutra (E), candidato ao Senado, e Tarso Genro, ao Governo do Estado, foram as grandes estrelas do comício de campanha acontecido agora à noite, na Praça Saldanha Marinho. Foi a mobilização dos petistas e dos partidos aliados buscando agitar a militância para os últimos dias de campanha. Abgail Pereira, a candidata a vice, participou de debate na TV Com (Foto Twitter)

* Mais uma sessão vapt-vupt deve acontecer nesta terça, na Câmara de Vereadores – se depender do Boletim Legislativo 056/2014, que traz a Ordem do Dia.

* Sequer um mísero requerimento está previsto, se bem que isso pode acontecer até na hora da reunião. Ah, e tem um projeto de lei (de origem do Executivo) em primeira discussão, que normalmente não ocorre. Logo..

* Já nesta segunda, a presidente do Legislativo, Deili Granvile, convocou entrevista coletiva. Nela, fez um relato das ações em torno da obra da nova sede do Parlamento.

* Bueno, o fato é que o Tribunal de Contas do Estado fará uma inspeção extraordinária nos documentos da edificação, como você leu aqui na madrugada passada. Qualquer outra coisa, antes do resultado, é mera especulação.

* Fato relevante na Câmara foi a realização de protocolar (sim, e de escassa presença) audiência pública na qual a prefeitura apresentou o relatório fiscal do 2º quadrimestre.

Audiência protocolar e, como sempre de baixa presença do público (foto Renata Grzegorek/AICV)
Audiência protocolar e, como sempre de baixa presença do público (foto Renata Grzegorek/AICV)

* Os números, porém, não foram divulgados no material produzido pela assessoria do Legislativo. Como, de resto, também não foram informados pelo Executivo. Logo, aguardemos, mesmo, é o sítio do município, que deve apresentar o relatório.

* Ah, a Prefeitura, na audiência da manhã passada, foi representada, entre outros, pela secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros.

* O encontro, promovido pela Comissão de Orçamento e Finanças, teve também a presença, claro, dos vereadores que a integram: Luciano Guerra, Pastor João Chaves e João Kaus.

* 198 taxistas entregaram nesta segunda-feira a documentação exigida pela Prefeitura – que agora a analisará e definirá quais deles permanecem na função.

* Já na próxima semana o resultado será divulgado, consoante os critérios fixados em lei do Executivo e aprovada pelos vereadores. Decorrido prazo para eventual acréscimo de documentos não entregues e se saberá quem continua ou não.

* Só depois é que virá a licitação para as novas vagas, que poderão chegar a 150, segundo estimativas do próprio Executivo. Isso, claro, sem contar eventuais ações judiciais.

* O Tribunal Regional Eleitoral, por dois votos a um, confirmou nesta segunda a sentença de primeira instância, que cassou o mandato do prefeito de Jaguari, João Mario Cristófari e seu vice, Sidinei Campos.

* Também foram destituídos o edil Eudo Tambara e seu suplente, Antônio Carlos Dapieve. Ainda cabe recurso, mas todos terão que deixar os cargos.

* A Procuradoria-Geral do Estado teve acolhido seus argumentos, por unanimidade, no Supremo Tribunal Federal, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) a respeito do funcionamento do número de emergência 190.

* O Governador arguía a inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 11.529/2000, que unificava central de atendimento telefônico de três dígitos para todas as emergências.

* Valia, resumindo, para todos os serviços prestados pelos poderes Executivo Estadual e Municipal. Com a decisão do STF o 190 continua a ser exclusivo da Brigada Militar.

* Nesta segunda, na reunião do Conselho da Editora UFSM, foi apresentado, pelo arquiteto Luiz Carlos Marques, o projeto do novo espaço para o Parque Gráfico da UFSM.

* O prédio (veja a imagem abaixo), a ser construído próximo à Fatec, vai abrigar a Gráfica e depósito da Editora, e a própria Editora, além de loja da Grife e Livraria UFSM, com um café e o Museu Gráfico.

* A previsão orçamentária é de R$ 4,1 milhões. O processo encontra-se em tramitação e o prazo previsto para execução da obra é de 18 meses. 

luneta parque gráfico ufsm

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo