ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Os farrapos e a 1ª escola pública

Isso é história!

3 de julho de 1838 – É instalada a Câmara Municipal de Cachoeira, sob a inspiração republicana de 35; Santa Maria, como 4º Distrito do município de Cachoeira, também participou do acontecimento.

22 de agosto de 1838 – Pelo Ministério da Fazenda e Interior da República Rio-Grandense é criada a primeira escola pública da freguesia de Santa Maria da Boca do Monte, sendo nomeado prof. João da Maia Braga, depois de aprovado em exame de suficiência, prestado perante os profs. Rodrigo Alves Ribeiro e Antônio Borges, em Cachoeira (Arquivo Municipal de Cachoeira). Braga era natual da Bahia, branco, casado e teria uns 27 anos de idade, tendo nascido, pois, em torno de 1811.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

OBSERVAÇÃO: na semana passada, o colunista cometeu um erro. O fato referido (o possível combate do Atanagildo, em meio à revolução farroupilha, aconteceu em 7 de julho de 1938, e não um ano depois, como constou nesta seção.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo