ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A retomada, após revolução farrapa

Isso é história!

26 de agosto de 1845 – Retira-se o primeiro vigário da Freguesia, Padre Matias Carneiro Mendes de Sá. Faleceu em São José dos Pinhais, Paraná, em 1870.

6 de setembro de 1845 – Assume o vigário Padre Antônio Borges de Santana, que ficará até 1851. Era rio-grandense e leva vida irregular, além de ser muito ganancioso, pelo que foi suspenso de ordens por várias vezes.

Fins de 1845 (data indeterminada) – Assume o primeiro cura da Capela Curada de Cima da Serra de São Martinho, criada a 20.6.1832, Padre João Vaz de Almeida, lavrando o regime do 1º batizado em 11.12.1845.

Fins de 1845 (data indeterminada) – Chega à povoação o alemão Jacó Krebs, de profissão curtidor, pai de Jacó Frederico e Carlos Krebs.

Fins de 1845 (data indeterminada) – Com a cessação da luta fraticida, Santa Maria retoma rapidamente seu antigo desenvolvimento, agora reforçado pela continuada chegada de elementos germânicos.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo